Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7
Veterinários e voluntários do GRETAP-MS (Grupo de Resgate Técnico Animal do Pantanal de Mato Grosso do Sul) viajam para ajudar em buscas de animais e moradores, que enfrentam a tragédia de inundações no Rio Grande do Sul. A equipe ainda arrecadou suplementos para animais resgatados.

Ainda há resgate de pessoas, mas a demanda está sendo atendida sem os atropelos do inicio da tragédia ambiental. Milhares de animais deixados para trás morreram. Muitos foram encontrado por voluntários, mas o número de cães, gatos, aves e cavalos ilhados ainda é muito grande. Além do cavalo Caramelo, uma cachorra com o mesmo nome foi resgatada após ser encontrada apoiada em um cano de chuveiro.
O voluntário Jean Medina explica que o grupo sairá de Campo Grande na manhã de quarta-feira (15), com ônibus de ocupação de 42 pessoas, dois caminhões com insumos, três barcos e uma viatura.
Os socorristas técnicos são especializados em animal de porte pequeno a grande, inclusive, já atuaram em missões das queimadas do Pantanal. Foram arrecadados até mesmo vacinas e medicamentos para os animais. Entre os veterinários, há profissionais de Corumbá, Ponta Porã e Ivinhema.
“Esse pedido (voluntariado) foi feito pelo governo do Rio Grande do Sul. Foi feito um pedido oficial deles nos convidando para fazer esse apoio”, disse Jean.
Foram arrecadados água, medicamentos para animais, manta térmica, roupas para pets, toalhas, colchonete, caixa de transporte e cobertores. A ajuda tem apoio de empresas do ramo pet, universidades e do Governo do Estado.
