Chapadão do Sul/MS

Certificados do Pró-Jovem (Juventude Cidadã) foram entregues em Chapadão do Sul

Após seis meses de curso foram entregues os certificados dos cursos de Beleza e Estética e Administração a 20 pessoas do Pró-Jovem em Chapadão do Sul. A solenidade foi realizada na segunda-feira, no Centro de Convivência do Idoso, com as presenças de autoridades do Estado e do Município. No plano estadual a meta de qualificação é de cerca de 5,5 mil jovens de 1º a 20 anos desempregado. Já o objetivo é ampliar o atendimento aos excluídos da formação profissional, permitindo que a juventude receba qualificação, tenha acesso a ações de cidadania e a inserção no mercado de trabalho.

No Estado, a gestão do Programa é de responsabilidade da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), sendo o Instituto SEALP o responsável pela execução dos cursos que aconteceram inicialmente na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade. Durante os meses de vigência do curso, os estudantes receberam um auxílio mensal no valor de R$ 12,00, lanche diário, um kit escolar contendo mochila, estojo, lápis, caneta, borracha, apontador, caderno, crachá e duas camisetas com identificação do Programa.

A responsável pela execução do Projeto em Chapadão do Sul foi a Secretaria de Municipal Assistência Social, através da Psicóloga do CRAS Parque União, Katiusce Nogueira, também a gestora do PRONATEC, outro importante programa de qualificação profissional e de aprimoramento dos serviços em todo o território nacional com cursos de qualificação técnica em várias modalidades. Alcançou números interessantes como as inscrições de 4,6 milhões no PRONATEC desde sua criação. Destes 70% têm até 20 anos e 60% são mulheres.

Um dado muito importante que nos foi repassado pela Gestora dos Programas é o fato de que houve um interesse muito grande da população em geral, pelos cursos de qualificação, fazendo com que centenas de pessoas fossem ao CRAS para serem inseridas no CADASTRO úNICO, a porta de entrada para os cursos.

“Em Chapadão do Sul temos pouco mais de 5.900 inscritos no Cadastro único e – nas palavras da Psicóloga-, essas inscrições, em sua maioria foram feitas recentemente por conta justamente do interesse da população pelos cursos”. Outro dado que chama a atenção é a publicação recente de que somente 5% das famílias que recebem um dos principais benefícios da Transferência de Renda no país, o Bolsa Família, se interessou em fazer os cursos PRONATEC por inúmeras questões que vão desde a baixa escolarização, até mesmo o desinteresse pelos mesmos.

“Em Chapadão do Sul, nos Programas de Cursos PROJOVEM e PRONATEC, repetimos os dados nacionais, o que faz com que pensemos em novas estratégias para 201º”, destaca Katiusce Nogueira.

Chapadão, com certeza tem se destacado no cenário sul- mato-grossense, pois todas as metas impostas ao munícípio, pelos menos em relação ao PRONATEC, foram superadas, tendo o número de cursos ofertados triplicado desde seu início em Agosto de 201º

“Os problemas são muitos, isso não podemos negar, mas as vantagens para nosso município e principalmente para nossa população são indiscutíveis, já que as empresas, em sua maioria têm cumprido seu papel e no que tange às dificuldades, estas serão discutidas e superadas para que em 201º alcancemos o mesmo sucesso e ainda tenhamos a chance de oferecer uma gama de cursos diferentes e com a cara de nossa gente”.

Na entrega dos certificados do PROJOVEM estiveram representantes da esfera Estadual – Professor João Gomes Machado Netto (representante da Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social – Tânia Garib e da Senhora Lirce Cânepa, Diretora da Fundação do Trabalho). Além das autoridades municipais, técnicos dos CRAS Parque União e Esperança e familiares dos formandos. (Fonte Katiusce Nogueira ? CRAS Parque União)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também