Chapadão do Sul/MS

DICA LS Serviços: Chuva provoca invasão de baratas em residências de Chapadão do Sul. Veja como evitar

Habitualmente associadas a más condições de higiene, estes insetos podem estar presentes nos mais diversos ambientes, infestando os mais diferentes pontos. São citadas mais de 3500 espécies de baratas, sendo que somente 1º do total de espécies são descritas como praga urbana. Além do aspecto repugnante do seu corpo, caracterizam-se como importantes disceminadoras de organismos patogênicos, como: bactérias (salmonelas), vírus e protozoários, responsáveis por doenças como cólera, difteria, diarréia, toxoplasmose, herpes, gastroenterocolites, lepra, pneumonia, intoxicação alimentar, infecções respiratórias entre outras. Quer ELIMINAR esta praga de sua casa lIGUE para (67) 35620854 (67) 9661º820 e faça um orçamento grátis, sem comprmisso.

Dentro das espécies comumente encontradas em ambientes urbanos, pode-se destacar a Blattella germanica, vulgarmente chamada de francesinhas, paulistinhas, militar etc. Outra espécie amplamente encontrada infestando ambientes urbanos é a Periplaneta americana, mais conhecida com barata de esgoto, barata americana, barata voadora, barata cascuda etc. Ainda não existe um levantamento científico sobre o número de espécies urbanas encontradas no Brasil, mas a ocorrência de novas espécies vem sido comprovada através de trabalhos de inspeção das empresas controladoras de pragas que citam a Supella longipalpa e Blatta orientalis.

Biologia e Hábitos

A vida urbana moderna gera uma série de resíduos (lixo), substrato este para a proliferação das baratas, graças ao seu hábito onívoro. Aliado ao seu alto potencial reprodutivo, ela produz altas infestações em um período curto de tempo e apesar de viverem aglomeradas, as baratas não são consideradas insetos sociais.A Periplaneta americana prefere abrigos como caixas de esgoto e gordura, galerias subterrâneas, áreas de serviço, porões, sótãos, forros e áreas externas com acúmulo de material orgânico.

A Blattella germanica prefere cozinhas, depósitos de alimentos, embalagens, fornos, estufas, motores de geladeiras e freezers, conduítes, bancadas, frestas em alvenaria e armários embutidos.Dentro das características da praga, pode-se relatar a capacidade de sobrevivência sem se alimentar durante até um mês, sem ingerir água durante até uma semana, ficar até 40 minutos submersa e se deslocar por fendas muito pequenas de até 1º6 mm.

A ooteca é uma estrutura que tem a função de proteger os ovos das variações do ambiente, inclusive dos inseticidas, garantindo assim, a reinfestação e perpetuação da espécie. Possuem aparelho bucal mastigador com fortes mandíbulas e deslocam-se habitualmente durante a noite, preferindo locais com temperatura entre 20 e 34 C. Geralmente cada ooteca contém até 36 ovos, no caso da Blattella germanica. A expectativa de vida é de 3 a 4 anos no caso da Periplaneta americana.

Controle

A presença do inseto gera nas pessoas a sensação de repugnância, mas deveria despertar o sentimento de preocupação, já que esta, é o vetor mecânico de várias doenças. Portanto, a melhor solução para controle da infestação de baratas é a adoção das práticas de manejo integrado de pragas (MIP) a serem adotadas por uma empresa especializada.

CURIOSIDADES

– A Periplaneta americana = “barata de esgoto” possui tempo médio de vida de 205 anos, produzindo até 81º ovos.

– As baratas infestam cozinhas e banheiros devido à elevada temperatura e umidade encontradas nesses ambientes, principalmente em torno de equipamentos geradores de calor (geladeiras, freezers) e sob pias, próximas dos encanamentos.

– Para cada barata que se vê a luz do dia, existem em média 50 escondidas, pois passam até 75% do seu tempo abrigadas em seus esconderijos.

– A barata pode viver até 1º dias sem água ou alimento e 30 dias somente com água proveniente da evaporação, obtida pela cocção dos alimentos.

– As baratas tem dispersão passiva podem adentrar no ambiente transportadas junto às embalagens.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também