A história da valorização da educação municipal em Costa Rica colocou professores e alunos no mesmo patamar. Os profissionais foram valorizados como nunca na história educacional do município. Hoje a realidade é outra com salários em dia e aumento percentual nunca pago em administrações anteriores. Nesta semana os alunos da Rede Pública receberam 5.448 mochilas e 3.566 estojos, num investimento de R$ 583.222,00 da Secretaria de Educação.
Os professores já tinham sido beneficiados com o percentual de 33% de aumento dado através de PEC (Proposta de Emenda Constitucional) pelo então presidente Jair Bolsonaro. Com a mudança de gestão a categoria finalmente ganhou um piso digno que vem sendo mantido através dos anos. Em 2021 a Educação começou a pagar a 2ª parcela do saldo acumulado referente ao superávit financeiro dos recursos do Fundeb da Educação Básica.
Já as 5.448 mochilas e 3.566 estojos garante igualdade a todos os alunos a ameniza o orçamento familiar com a compra destes itens escolares. O material segue no mesmo padrão de atenção aos mestres que receberam o maior piso salarial de professores da história do município, da região e um dos mais elevados de MS.










