Os portões eletrônicos se tornaram essenciais em nosso dia a dia, pois geram conforto, comodidade e segurança diminuindo significativamente o risco de assaltos, com um valor de instalação e manutenção considerados baixos. Outro motivo para se instalar um portão eletrônico está no fato de que com um simples toque você abre ou fecha seu portão, sua garagem, seu estabelecimento, sem esforço e sem passar frio ou tomar chuva. Não esqueça que estamos entrando na estação de chuvas, sem falar da violência.
Hoje os portões eletrônicos atendem a todos os gostos e finalidades, adequando-se ao seu ambiente e orçamento. São fabricados para atender as necessidades e padrões de seus usuários. Os principais modelos são os deslizantes (conhecido como portão de correr), basculante (ou balança) e o de abrir com uma ou duas folhas. Os cuidados especiais que devem ser observados com relação aos portões eletrônicos independente do modelo garantem sua segurança e durabilidade do produto.
CORRER OU DESLIZANTE – Neste sistema deslizante faça um teste simples: o portão deverá correr nos trilhos sem muito esforço. Se estiver muito pesado faça a correção das roldanas a fim de não exigir demais do motor.
BASCULANTE OU BALANçA ? Neste tipo de portão, a folha fica totalmente suspensa por cabos de aço com o auxílio de contra-pesos que evitam a vibração do portão. Verifique visualmente e periodicamente a situação dos cabos de aço nas laterais do portão pelo lado de fora. Tome cuidado pois o rompimento de um cabo poderá ocasionar grande estrago.
PIVOTONTE OU DE ABRIR ? Este modelo de portão pode ser equipado com 1ºou 20motores que ficam instalados na horizontal paralelo ao portão. Este modelo de portão além de discreto e silencioso são versáteis, pois podem ser instalados em ambos os lados do portão evitando reformas desnecessárias. Deve-se observar periodicamente o funcionamento manual das folhas do portão e lubrificação do fuso a cada 6 meses. (euacheiprimeiro.com)