Chapadão do Sul/MS

SUL-Chapadense visita Alcatraz onde gangster Al Capone ficou preso. Vitória vai morar em São Francisco, nos Estados Unidos

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/EcjdxwK4hNoL3ekYjD3MJL

       Depois do intercâmbio cultural na Inglaterra, em 2022, a sul-chapadenese Vitória Moura Agostini passará o 2024 em San Francisco (Califórnia), nos Estados Unidos, onde atuará como Helper (Ajudante) numa casa de família. Ficará um ano na América do Norte e depois voltará ao Brasil, podendo retornar para mais uma temporada em 2025. Apesar do estilo recatado (tímido) a jovem de 23 anos é obstinada na busca de seus objetivos. Tem como grande incentivadora a mãe (Vera Moura) que ajuda no que pode. Foi Vitória quem economizou para custear o curso de inglês no Wizard, em Chapadão do Sul e garantir a comunicação no exterior.

Nos Estados Unidos a jovem vai aperfeiçoar o idioma na língua inglesa, conhecer pontos turísticos e ampliar seus conhecimentos. Nesta semana Vitória visitou Alcatraz,  uma ilha localizada no meio da Baía de São Francisco, na Califórnia. Inicialmente foi utilizada como base militar e, somente mais tarde, convertida em prisão de segurança máxima. Atualmente é um ponto turístico operado pelo National Park Service junto com a Área de Recreação Golden Gate.

Foto aérea da ilha de Alcatraz na Baia de São Francisco. Local abrigou criminosos americanos

PRISÃO inexpugnável?

Alcatraz ficou famosa nas telas do cinema com vários filmes que a retratavam como uma prisão inexpugnável, á prova de fugas. Em 1 de janeiro de 1934 foi reinaugurada como uma Prisão Federal. Durante seus 29 anos de existência alguns dos piores criminosos norte-americanos. Foi fechada em 21 de março de 1963, menos de um ano após a primeira fuga. Era mais fácil e mais barato construir uma prisão nova do que melhorar as condições de Alcatraz.

Durante 29 anos Alcatraz nunca registrou oficialmente fugas bem sucedidas de prisioneiros. Em todas as tentativas os fugitivos foram mortos ou afogavam-se nas águas da baia de São Francisco. Três fugitivos, Frank Morris, e os irmãos John e Clarence Anglin, desapareceram das sua celas em 11 de Junho de 1962. Somente algumas provas foram encontradas. Elas levam a crer que os prisioneiros morreram, mas, oficialmente, ainda estão listados como desaparecidos e provavelmente afogados. Em 1979 foi feito um filme sobre essa fuga com Clint Eastwood chamado Escape from Alcatraz.

AL CAPONE -Gangster “morou” em Alcatraz

Alphonse Gabriel “Al” Capone foi um homem de negócios e gângster norte-americano que liderou um grupo criminoso que praticava diversas atividades criminosas, como apostas, agiotagem, prostituição e, principalmente, comércio e contrabando de bebidas durante a era da Lei Seca, que vigorou nos Estados Unidos nas décadas de 1920 e 1930. Foi  o maior expoente da máfia americana no meio-oeste dos Estados Unidos. Era considerado por muitos como o maior gângster da história dos EUA. Capone era conhecido no seu círculo íntimo pelo apelido de Scarface (“Cara de Cicatriz”), devido a uma cicatriz em seu rosto, que obteve em uma briga na adolescência.

Apesar de suas extensas atividades criminosas, Capone conseguiu fugir das autoridades por muitos anos, principalmente devido à corrupção e ao poder que exercia nas regiões controladas por sua facção criminosa. Foi só em 1931 que ele foi encarcerado por evasão fiscal e condenado a onze anos de prisão. Na cadeia, sua saúde foi se deteriorando, especialmente devido à sífilis e após oito anos atrás das grades, mas acabou libertado. Capone faleceu em janeiro de 1947, após uma parada cardíaca.

MATÉRIA relacionada no link abaixo

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também