Chapadão do Sul/MS

Estação de chuvas causará invasão de insetos nas residências de Chapadão do Sul. Veja como evitar

A tão aguardada chegada da estação de chuvas ? bênção da agricultura – também trará problemas crônicos causados pela falta de infra-estrutura de Chapadão do Sul e outros que não são observados, mas podem ser letais à crianças e idosos. Para onde irão baratas, carrapatos, escorpiões e aranhas ? Quem pensou ?dentro de sua casa? acertou em cheio. Isso mesmo, todas estas pragas buscarão abrigo das águas em casas, estabelecimentos comerciais ou qualquer local que possa servir de abrigo. O recomendável para evitar dores de cabeça e ter uma noite tranquila é dedetizar os imóveis ou terrenos antes que chova torrencialmente. Faça um orçamento sem compromisso pelos fones (67) 35620854 (67) 9661º820. ]

Independentemente de se tratar de um simples besouro, gafanhoto ou o temível escorpião lidar com insetos invasores não é uma tarefa agradável. Os insetos que invadem a sua casa buscam apenas refúgio. Mesmo que alguns insetos já tenham invadido a sua casa, nunca é tarde demais para aplicar um pesticida de interior (seja dentro de casa ou fora), pois reduzirá e, inclusive, eliminará futuras invasões.

Entre as dicas para evitar invasões também estão preparar a casa com telas, aplicação de inseticidas e, principalmente, manter a limpeza dos ambientes em dia. Deixar migalhas de alimentos pelo chão, panelas abertas com comida e lixo acumulado na cozinha são atitudes que permitem a proliferação de baratas, formigas e moscas.

Baratas – No Brasil, as espécies de baratas Blattella germanica e Periplaneta americana são as mais comuns. A primeira, tipicamente doméstica, possui 1º milímetros de comprimento e pode ser encontrada nas cores marrom ou amarela. Sua presença é comum em locais como depósitos de alimentos, bancadas de pia e frestas na alvenaria.

Já a barata americana é maior, voadora, escura e busca comida geralmente durante a noite. Gosta de criadouros úmidos e quentes, além de caixas d?água, canos de esgotos, jardins e cisternas. O combate a estas criaturas , de maneira geral, é feito com a retirada de caixas de papelão (pois costumam servir de abrigo) e o fechamento de portas e janelas no final da tarde.

?Outra saída é o uso de ?iscas?, como as de gel, para colocar no caminho das baratas, fazendo o veneno chegar até o ninho?, diz Osmar Malaspina, professor do Instituto de Biociências da Unesp. Caso os insetos entrem na casa pelo ralo é sinal de que esgotos, fossas e caixas de gordura precisam ser limpos. Aplicar um bom inseticida também ajuda no combate, entretanto, a medida é eficaz somente para a espécie doméstica.

Mosquitos e pernilongos

Afastar os mosquitos e pernilongos de dentro de casa é outra tarefa complicada, pois um extermínio realmente eficaz é aquele que destrói o criadouro. A tática para afastá-los, ainda que temporariamente, é usar repelentes (elétricos, aerossóis ou de citronela) e renovar a aplicação do produto a cada duas horas. O efeito será paliativo porque a substância interferirá somente no odor exalado pela pele, mas não matará os insetos voadores. Recorrer ao uso de telas em portas e janelas, na perspectiva de criar uma barreira física, e ligar o ar-condicionado são outras possibilidades de repeli-los.

Formigas

Quem sofre com a infestação de formigas deve ter consciência de que o mal será resolvido apenas com a destruição do ninho. O professor Malaspina lembra que receitas caseiras como deixar cravo-da-índia nas proximidades do formigueiro amenizam a situação, mas não a resolvem.

O uso de inseticidas , por outro lado, é eficaz e permite espalhar na colônia o veneno instalado nos insetos contaminados. O produto deve ser aplicado em móveis, eletrodomésticos e nos cantos dos cômodos. ?Combater formigas caseiras, baratas e moscas é importante porque tais pragas são vetores mecânicos de doenças. Elas carregam patógenos e contaminam alimentos e utensílios pelos quais transitam?, afirma Marcos Roberto Potenza, engenheiro Agrônomo especialista em Entomologia Urbana.

Pulgas

As pulgas são insetos que se alimentam do sangue do hospedeiro e causam grandes problemas quando infestam a casa, podendo transmitir doenças. As espécies mais comuns nas cidades são as que atacam gatos (Ctenocephalides felis), cachorros (Ctenocephalis canis), ratos (Xenopsylla cheopis) e homens (Pulex irritans).

Como os insetos que atacam cães e gatos não gostam de se espalhar pelos ambientes, a melhor maneira de combatê-los é tratar os animais. O ideal é higienizá-los periodicamente, dando banho a cada 1º dias e escovando seu pelo uma vez por semana. O combate às pragas deve ser feito também com o auxílio de produtos específicos e a manutenção da limpeza domiciliar.

A infestação de pulgas pode ainda acontecer por meio de ratos. Elas vivem nos abrigos dos roedores e gostam de pouca luz e vento. Engana-se, no entanto, quem imagina estar livre do problema quando não houver ratos ou pets em casa. é possível trazer os insetos em sacolas, roupas e sapatos.

?Existe a possibilidade de contaminação quando passamos em locais infestados de pulgas e elas pulam em nossas roupas. Se não percebermos o problema, elas ficarão nas dobras dos tecidos e chegaram ao lar?, diz Nicolau Serra-Freire, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz. O combate a esta praga deve ser feito com produtos específicos, além da manutenção da casa limpa, arejada e bem iluminada.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também