A Polícia Militar apreendeu a moto Honda 12 HTK 5059 e deteve jovem Leandro Otávio de Souza Nascimento por Direção Perigosa em Via Pública e Falta de Habilitação ou Permissão para Dirigir. Segundo o Boletim de Ocorrências o jovem realizava manobras radicais em via pública com empinar o veículo. Ele foi visto na Rua Doze com a Vinte e Três e fugiu ao avistar o camburão da PM. Ele conduzia perigosamente mesmo tendo um carona.
A moto foi abordada na frente do estádio do Serc, quando foi constatada a falta de habilitação. No meio policial estes jovens são chamados de ?raladores? por serem exímios pilotos. Fazem manobras radicais, porém em locais impróprios como ruas e avenidas. Foi fácil para a polícia interceptar o veículo porque ele é único em Chapadão do Sul: tem aros pintados, adesivos personalizados e espelhos retrovisores invertidos.
JUVENTUDE OU IRRESPONSABILIDADE?
Quem de nós nunca viu alguém Empinando Moto nas ruas da cidade? Empinar moto é uma prática usual entre os jovens e os não tão jovens que gostam de um pouco de adrenalina. O domínio, a sensação de poder, a suposta comprovação de competência e a possibilidade de exibicionismo fazem com que muita gente ande empinando moto por aí.
Os mais ousados são os que tem motos potentes, com pneus largos e grande capacidade de arrancada; então são os que tem dinheiro para pagar mais de 30 mil reais por uma moto. Não que precise muita ousadia para fazer levantar em uma roda uma moto de 600 cilindradas, já que a capacidade de ?levantar? destes bólidos é incrível.
Para os que empinam fora dos shows de motociclismo em eventos esportivos, ou seja, os que o fazem na rua de forma irresponsável; o Código de Trânsito Brasileiro prevê penalidades pesadas. Pode resultar em acidentes graves envolvendo terceiros.
Mas não só por isto é proibida a prática deste tipo de ato; as regras de trânsito são feitas para preservar a coletividade em detrimento da conduta abusiva de alguns poucos pilotos. Portanto, empinar moto significa efetuar manobra perigosa e pode se enquadrar como ameaça a pedestres ou demais veículos. Nos dois casos há infração gravíssima, sujeita a sete pontos na CNH, multa, suspensão do direito de dirigir, apreensão e remoção do veículo e recolhimento da carteira de habilitação. (Redação e http://autos.culturamix.com/acidentes/empinando-moto)