Chapadão do Sul/MS

João Pettenan e Minervino Garcia relembraram os velhos tempos dos pioneiros

O pioneiro João Petenan e Minervino Cândido Garcia relembraram os velhos tempos da moda de viola em Chapadão do Sul. Na tarde desta terça-feira eles cantaram algumas músicas de Os Filhos de Wesley (Amor Distante). Eles também contaram um pouco das dificuldades do Chapadão do sul da década de 70.

“Em 1º79 Pedro Nicoli convidou a família Pettenan para vir trabalhar em Chapadão do Sul. Ao chegar no município Celso Rotili requisitou os recém chegados porque estava com dificuldades em conseguir caseiros. Acabaram ficando nesta função por quatro anos na fazenda São Pedro.

Nesse período compraram 200 hectares na Pedra Branca. A família era composta pelos filhos Airton, Arlete, Ari e Adriano. Em 1º83 vieram os outros irmãos do João e o nono Júlio Pettenan. Em 1º85 a Arlete se casou e foi morar em Costa Rica.

Surgiu um bom negócio no Norte, em Sapezal, e uma área foi comprada. Foram muitos anos de dificuldade. No mês de agosto, quando o vento levantava nuvens de pó, a casa tinha de ser limpa pela manhã e a noite.

Este breve relato de lídia Pettenan foi extraído do livro ?Os Pioneiros?, escrito por Ana Maria Laurindo Lorenzon.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também