Chapadão do Sul/MS

Homem mais procurado pelo crime organizado do Brasil estará em Chapadão do Sul hoje

A foto principal desta matéria retrata com exatidão a preocupação com a segurança do juiz federal Odilon de Oliveira que foi a grande estrela do ?1º Forum Regional de Combate às Drogas? em Costa Rica. Nem durante a ida ao banheiro a segurança baixa a guarda porque alguém vai entrar junto com o magistrado. Cerca de mil pessoas lotaram o Salão Paroquial da Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua. Prefeitos, deputados (federal e estadual) e autoridades civis e militares das cidades das Região Norte e do Bolsão estiveram presentes. Hoje à noite Odilon de Oliveira estará em Chapadão do Sul para falar sobre a disseminação das drogas entre os jovens e a ação do crime tráfico internacional em Mato Grosso do Sul. O evento será na escola Carlos Drumond de Andrade, às 1º horas.

A delegação de Chapadão do Sul contou com as presenças do prefeito Felipe Magalhães (Executivo) e a vereadora Sônia Maran (Legislativo). Os dois poderes já estão engajados na luta contra o tráfico de drogas no âmbito do município. A Câmara destinou parte do duodécimo para custear os policiais militares que atuam no policiamento escolar. Já o prefeito conseguiu viaturas, coletes, e equipamentos de informática para reforçar a estrutura da PM.

Odilon de Oliveira é a ?cabeça? mais valiosa para o crime organizado no Brasil na atualidade. O magistrado mais antigo do Brasil na esfera da 1ª Instância Federal que atua na Justiça Federal de Campo Grande e também é o responsável pela Penitenciária Federal da Capital. Na manhã de hoje, em Costa Rica, ele ministrou a palestra ?A Prevenção: Família, Escola e Classe Empresarial?.

Carreira

Odilon de Oliveira ficou nacionalmente conhecido por prender traficantes de drogas, ganhando notoriedade, principalmente entre os anos de 2004 e 2005, quando esteve na cidade de Ponta Porã, divisa com o Paraguai. Neste período, condenou mais de 12 traficantes nacionais e internacionais e desarticulou quadrilhas especializadas em lavagem de dinheiro, tirando bilhões em bens das mãos de traficantes.

Hoje o magistrado vive escoltado 20 horas por agentes federais, sob um forte esquema de segurança, mas ainda assim, não perdeu o gosto pela profissão. Conforme informações oficiais disponibilizadas na página da FENAPEF ? Federação Nacional dos Policiais Federais – a bela atuação do magistrado tornou Odilon de Oliveira o inimigo número 1ºde bandidos ligados ao tráfico de drogas. Sua ?cabeça? chegou a valer, segundo investigações da Polícia brasileira e paraguaia, US$ 1ºmilhão, no mercado do crime de encomenda.

O juiz Odilon de Oliveira também foi um dos mais votados em enquete interna da AJUFE – Associação dos Juízes Federais do Brasil para concorrer à vaga de Ministro do STF ? Supremo Tribunal Federal.

Sonho

Odilon de Oliveira nasceu em 20 de fevereiro de 1º49, na Serra do Araripe, Município de Exu (PE). Filho de pais lavradores teve uma infância pobre e trabalhou na roça até os 1º anos de idade. Foi alfabetizado em casa, após ter um dia inteiro de trabalho.

Concluiu o ensino médio aos 20 anos e se formou bacharel em Direito aos 20 anos de idade pela UCDB – Universidade Católica Dom Bosco, instituição particular que bancou dando aulas como professor primário em uma cidade próxima a Campo Grande.

Foi procurador Autárquico Federal, promotor de Justiça, juiz de Direito. Em 1º87, foi aprovado em concurso e tomou posse como juiz Federal, atuando sempre na região de fronteira (Mato Grosso, Rondônia e Mato Grosso do Sul).

Seu maior sonho é ver a juventude livre das drogas.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também