Após uma disputa de alto nível o Grupo Veterano do CTG Tropeiros da Querência, de Campo Grande, ficou em segundo lugar no Festival Nacional de Arte e Tradição (FENART) na cidade de Irati (PR). O Grupo teve uma rotina intensa de ensaios durante o ano de 2023 até a chegada desse grande evento. O trabalho contou com a responsabilidade técnica de Edemir Carlos Junior e Natália Hermann com o reforço vindo do RS, Marina Martins.
O Grupo chegou a Irati confiante no trabalho de representar bem a tradição gaúcha e o Mato Grosso do Sul. Foram bem recebidos pelos promotores do evento, no “Brasil de bombachas” que com tradicionalistas vindos dos quatro cantos do País.
Na noite de sábado o Grupo Veterano alcançou o objetivo esperado com a classificação entre os 5 melhores do Festival para dançar a final na modalidade de danças tradicionais veterana. Neste domingo (23), encerrou a apresentação no palco 2 do festival, sendo o último a se apresentar.
Chapadão também esteve representado neste evento tradicionalista com Pablo Ribas Fortes, sobrinho da ex-vereadora Sônia Maran, e o empresário Douglas da Rosa, Diretor Artístico do MTG-MS (Movimento Tradicionalista Gaúcho). Ele está na direção artística junto com o Presidente Agadir Mosmann desde 2017. Todos os CTGs de MS representam a federação estadual que é o MTG-MS cujo presidente é Agadir Mossmann. A sede do MTG-MS fica na cidade de Maracaju.
O estado tem 18 CTGS filiados e quatro deles participaram do evento em Irati (PR). São eles Querência da saudade de Ponta Porã / Chama Crioula de São Gabriel do Oeste / Tropeiros da Querência de Campo Grande / Nova Querência de Maracaju. Foram cerca de aproximadamente 350 participantes do MS. Já o CTG Cultivando a Tradição, de Chapadão do Sul, estava classificado nos eventos estaduais mas abriu mão da prticipação do Nacional de Irati.
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da secretaria de Cultura e do Governador Eduardo Riedel patrocinaram a viagem entre Campo Grande e Irati/PR, com cinco ônibus.






