Os vereadores de Chapadão do Sul estão preocupados com a atual situação das drogas e estão buscando novos projetos que possam ser implantados no município visando um trabalho de prevenção e combate. Na quarta-feira, por iniciativa do vereador Elton Silva, o delegado de Polícia Civil de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos esteve na Câmara e apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas na cidade vizinha e que já começam a dar resultados. A reunião contou com a presença do Presidente da Casa, Wagner Inácio e dos vereadores: Elton Silva, Prainha, Alírio Bacca, Dr. Quaranta, Rosemari da Cruz e Tânia Francini, além da presidente do Conselho Municipal Antidrogas ? CPMAD, Laurentina Bacca Agnes e de representantes da Adhonep, um dos parceiros do projeto em Costa Rica.
O delegado Cleverson Alves dos Santos explicou que o Projeto Costa Rica Sem Drogas existe ha 20anos com o envolvimento de autoridades policiais, judiciárias, políticas e sociedade. Ele criticou a falta de políticas públicas eficientes no combate às drogas e a importância dessas ações conjuntas e permanentes. Lembrou aos vereadores como era a situação em Costa Rica quando foi criado o projeto, com o crack tomando conta da cidade, e citou que antes havia cerca de 6 roubos por dia e que agora acontece 1ºha cada 3 dias.
Segundo o delegado, o projeto é firmado no tripé prevenção-recuperação-repressão, pois somente prender os traficantes não resolve o problema e sim uma campanha de orientação maciça com trabalho árduo e contínuo. Cleverson dos Santos explicou que o trabalho deve ser iniciado com a conscientização das crianças nas escolas, mas envolvendo também os pais e capacitando os professores para atuarem como multiplicadores.
O trabalho de orientação e envolvimento da comunidade é feito com blitz educativas, distribuição de material impresso como adesivos, revistas, outdoor, folder, faixas, camisetas entre outros, chamando a atenção de todos para o problema. Uma ferramenta importante para a diminuição da criminalidade foi a implantação da Lei Seca.
Outra ação importante citada pelo delegado é o fortalecimento do Conselho Municipal Antidrogas e a criação de um Fundo Municipal antidrogas para receber recursos e doações. O delegado está respondendo temporariamente pela Delegacia de Polícia Civil de Chapadão do Sul e a pedido dos vereadores afirmou que deverá realizar uma ação repressiva contra as drogas, juntamente com as demais autoridades policiais.
A Presidente do COMAD de Chapadão do Sul, Laurentina Bacca falou sobre algumas ações que já estão sendo realizadas na cidade e que o município já tem o Fundo Municipal Antidrogas. A ideia agora é criar uma comissão para traçar metas e ações mais eficazes.
Na semana passada, ao lado do Prefeito Municipal, de representantes do Ministério Público, Conselho Municipal de Segurança e da ONG da Transparência, os vereadores estiveram na Secretaria de Segurança Pública cobrando mais policiais e mais estrutura para a segurança do município. O Presidente da Câmara Wagner Inácio afirmou que o Poder Legislativo está preocupado e buscando soluções, mas acredita que para vencer esse problema toda sociedade deverá se conscientizar, se unir e dizer não às drogas. (Assessoria da Câmara)