Guarnições da Polícia Militar de Chapadão do Sul intensificaram hoje (19) a segurança nas proximidades de escolas em Chapadão do Sul. A ação preventiva tinha sido anunciada pelo comandante da 4ª Cia Major Adrian Giovanny da Costa na segunda-feira, durante reunião convocada pela Câmara de Vereadores com as forças de segurança, diretores de escolas, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e representantes dos poderes Legislativo e Executivo. Amanhã (20) os trabalhos ostensivos terão continuidade porque a data foi determinada por grupos radicais em redes sociais para ataques em escolas.
A inteligência de órgãos policiais do Brasil consideram fakenews está informação criada para gerar pânico. O alerta está relacionado ao dia 20 de abril, que marca duas datas significativas para grupos extremistas suspeitos de articularem as ameaças por meio de plataformas digitais e na ‘deep web’. A data é o aniversário do ditador alemão Adolf Hitler, nascido em 1889. Também em um dia 20 de abril ocorreu o Massacre de Columbine, ataque a uma escola nos Estados Unidos, em 1999. Dois alunos da escola mataram outros 12 alunos e uma professora. O atentado chocou o mundo.

Alguns pais de alunos da Escola Municipal Carlos Drumond de Andrade já estão se revezando no reforço da segurança externa após a viralização de ameaças em todo o Brasil. Chapadão do Sul tem uma situação privilegiada em relação á outras cidades. Apesar disso os responsáveis decidiram manter o reforço até o dia 20, data enigmática que vem sendo usada por grupos extremistas para disseminar o terror em redes sociais. Na segunda-feira a Câmara de Vereadores convocou uma reunião com forças de segurança, diretores de escolas, professores e vereadores para a discussão do assunto e o anúncio de medidas que estão sendo tomadas.
Os representantes das forças de segurança passaram tranquilidade aos pais, professores, vereadores e representantes do Poder Executivo. A população de Chapadão do Sul – até prova em contrário – não tem este perfil violento como acontece nos grandes centros. Apesar disso nada será subestimado quando a segurança de alunos estiver na pauta. Várias medidas já estão sendo tomadas nos planos Federal / Estadual / Municipal no Brasil neste momento.

O presidente da Comissão de Educação, André dos Anjos, apresentou o “Projeto Mais Segurança nas Escolas” com os dez itens propostos pela Câmara de Vereadores em caráter emergencial. O projeto recebeu sugestões dos presentes, foram acatadas e serão acrescentadas durante a semana. O ponto alto da reunião foi a decisão da Polícia Militar em aumentar o policiamento escolar nos dias 19 e 20 – a data emblemática – por medida de segurança

PROJETO Segurança nas Escolas
1 – Compra e instalação de concertina (espécie de arame farpado) nos muros das escolas e creches para dificultar e coibir possíveis ataques.
2 – Contratação imediata por 45 dias de empresa de segurança para garantir nesses tempos de pânico a tranquilidade de pais, alunos, professores e funcionários das escolas!
3 – Escolas particulares: O município fica autorizado a subsidiar parte do custo pelo período vigente!
4 – Instalação de Câmeras de alta resolução em pontos estratégicos. As câmeras ficam interligadas em estabelecimentos de segurança tais como: Delegacia de Polícia e Companhia de Polícia Militar e disponibilização de um estagiário do IEL treinado, para acompanhar as câmeras, receber e acionar o chamado do botão do Pânico!
6 – Intensificação da ronda policial na entrada e saída das escolas!
7 – Trabalho de inteligência de profissionais em redes sociais no intuito de prevenir e rastrear possíveis ataques, como também, identificar Fake News e seus autores.
8 – Utilização dos meios de comunicação tais como: redes sociais, outdoor, rádio, jornais eletrônicos e impressos, afim de propagar a respeito de como agir em eventuais ataques, como se resguardar diante a uma fake News, propagar o trabalho realizado para trazer paz e segurança aos que frequentam diariamente estabelecimentos de ensino e demais locais de aglomeração de pessoas!
9 – Contratação e capacitação para o inspetor (a) de pátio nas escolas para colaborar na segurança e na ordem durante as aulas. Dentre as capacitações curso de Defesa Pessoal.
10 – Trabalho com as famílias no sentido de as mesmas serem parceiras na vigilância dos filhos nas redes sociais, verificação das mochilas e orientação quanto a notícias falsas a serem postaras na rede social!