Chapadão do Sul/MS

VIGILANTES – Pais de alunos da Carlos Drummond de Andrade se revezam na segurança da escola após ameaças

        Alguns pais de alunos da Escola Municipal Carlos Drumond de Andrade estão se revezando no reforço da segurança externa após a viralização de ameaças em todo o Brasil. Chapadão do Sul tem uma situação privilegiada em relação á outras cidades. Apesar disso os responsáveis decidiram manter o reforço até o dia 20, data enigmática que vem sendo usada por grupos extremistas para disseminar o terror em redes sociais. Na segunda-feira a Câmara de Vereadores convocou uma reunião com forças de segurança, diretores de escolas, professores e vereadores para a discussão do assunto e o anúncio de medidas que estão sendo tomadas.  

A postura dos pais mostra força da sociedade e mostra que o nível de segurança está sendo garantida por todos.  Vários questionamentos foram direcionados ao comandante da Polícia Militar ( Major Adrian Giovanny da Costa) e ao secretário de Educação, Guerino Périus. O Poder Legislativo apresentou um protocolo com dez medidas emergenciais que pretende implementar em parceria com o Poder Executivo com brevidade. Já a Polícia Militar fará um reforço especial nos dias 19 e 20 de abril, data marcada para ataques por grupos extremistas em todo o Brasil.

Os representantes das forças de segurança passaram tranquilidade aos pais, professores, vereadores e representantes do Poder Executivo. A população de Chapadão do Sul – até prova em contrário – não tem este perfil violento como acontece nos grandes centros. Apesar disso nada será subestimado quando a segurança de alunos estiver na pauta. Várias medidas já estão sendo tomadas nos planos Federal / Estadual / Municipal no Brasil neste momento.

O presidente da Comissão de Educação, André dos Anjos, apresentou o “Projeto Mais Segurança nas Escolas” com os dez itens  propostos pela Câmara de Vereadores em caráter emergencial. O projeto recebeu sugestões dos presentes, foram acatadas e serão acrescentadas durante a semana. O ponto alto da reunião foi a decisão da Polícia Militar em aumentar o policiamento escolar nos dias 19 e 20 – a data emblemática – por medida de segurança

PROJETO Segurança nas Escolas

1 – Compra e instalação de concertina (espécie de arame farpado) nos muros das escolas e creches para dificultar e coibir possíveis ataques.

2 – Contratação imediata por 45 dias de empresa de segurança para garantir nesses tempos de pânico a tranquilidade de pais, alunos, professores e funcionários das escolas!

3 – Escolas particulares: O município fica autorizado a subsidiar parte do custo pelo período vigente!

4 – Instalação de Câmeras de alta resolução em pontos estratégicos. As câmeras ficam interligadas em estabelecimentos de segurança tais como: Delegacia de Polícia e Companhia de Polícia Militar   e disponibilização de um estagiário do IEL treinado, para acompanhar as câmeras, receber e acionar o chamado do botão do Pânico!

6 – Intensificação da ronda policial na entrada e saída das escolas!

7 – Trabalho de inteligência de profissionais em redes sociais no intuito de prevenir e rastrear possíveis ataques, como também, identificar Fake News e seus autores.

8 – Utilização dos meios de comunicação tais como: redes sociais, outdoor, rádio, jornais eletrônicos e impressos, afim de propagar a respeito de como agir em eventuais ataques, como se resguardar diante a uma fake News, propagar o trabalho realizado para trazer paz e segurança aos que frequentam diariamente estabelecimentos de ensino e demais locais de aglomeração de pessoas!

9 – Contratação e capacitação para o inspetor (a) de pátio nas escolas para colaborar na segurança e na ordem durante as aulas. Dentre as capacitações curso de Defesa Pessoal.

10 – Trabalho com as famílias no sentido de as mesmas serem parceiras na vigilância dos filhos nas redes sociais, verificação das mochilas e orientação quanto a notícias falsas a serem postaras na rede social!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também