O Colégio Maper foi novamente o piloto do Projeto “Câmara vai à Escola” que inicia segunda edição. A estrutura funcional do Poder Legislativo foi levada ao educandário para a discussão de temas relacionados à cidadania e as atribuições dos três poderes da esfera de governo Federal, Estadual e Municipal no Brasil. Devido à importância social e o sucesso do projeto o presidente da Mesa Diretora Airton Antônio Schwantes (Tucano) dará continuidade à iniciativa que possibilita aos alunos das redes pública e privada de ensino o melhor entendimento de política, suas esferas as atribuições de vereadores, deputados, senadores, presidente da República e as ações dos demais poderes.

Na manhã de hoje estiveram presentes os vereadores Tucano (Presidente), Alline Tontini, Emerson Willians (Sapo), Professora Almira, Mika e André dos Anjos. A primeira edição foi de autoria de André dos Anjos como presidente da Câmara de Vereadores. O Projeto teve muito reconhecimento da sociedade sul-chapadense e rendeu premiações inéditas ao Poder Legislativo de Chapadão do Sul. Tucano manterá uma ação de cunho cívico inédito em Mato Grosso do Sul e que veio para ficar. O encerramento da edição de 2022 foi uma viagem dos alunos, professores e vereadores à Brasília onde conheceram de perto as estruturas dos poderes.

A abertura foi feita pela diretora do Colégio Maper, Professora Luceni Maran. Cada escola vai eleger um delegado que usará a tribuna nas sessões da Câmara de Vereadores para falar sobre o projeto e sua importância. Tucano destacou a importância da disciplina de Moral e Cívica que foi sendo deixada de lado ao longo dos anos. Seu conteúdo era voltado às discussões do Brasil de modo geral, o valor da cidadania, os símbolos nacionais e as atribuições dos poderes.

O projeto será levado às escolas das redes privada e pública (estadual e municipal) de Chapadão do Sul de acordo com as agendas de cada estabelecimento. A ideia é excelente porque jovens – geralmente – não se interessam sobre os assuntos de suas comunidades e dificilmente comparecem às sessões da Câmara de Vereadores, onde são discutidos temas relevantes que afetam a vida de todos os cidadãos.

Os alunos começam a conhecer mais sobre as funções do Poder Legislativo. A principal delas é legislar criando leis para melhorar o funcionamento estrutural da sociedade. Também há outras deliberações importantes com a função de agente político do parlamentar que atua como uma espécie de guardião da sociedade. Suas atribuições não se limitam às sessões da Câmara. Ele deve estar disponível para ver o ouvir permanentemente as demandas da comunidade, conhecer todos os problemas e propor soluções viáveis.
FUNÇÕES DOS VEREADORES













Sendo um membro do Poder Legislativo, o vereador desempenha como funções típicas as tarefas de legislar e de fiscalizar os atos praticados pelo Poder Executivo, ou seja, a Prefeitura, tanto da administração direta quanto indireta, no caso de autarquias, fundações e empresas de economia mista.
A função legislativa consiste, basicamente, em elaborar, analisar, propor alterações, discutir, votar, aprovar ou rejeitar leis de interesse da coletividade, propostas tanto pelos próprios vereadores quanto pelo chefe do Executivo Municipal, ou em casos muito excepcionais, de projetos oriundos da própria sociedade, gerados através de iniciativa popular.
Esta atribuição típica é detalhada na Lei Orgânica Municipal, que estabelece as matérias de competência do Poder Legislativo Municipal. A Constituição Federal de 1988 sempre deve embasar as decisões