Uma guarnição da Polícia Militar realizava patrulhamento ostensivo na área central de Chapadão do Sul quando avistou um piloto de moto em atitude suspeita. Ao ver a viatura demonstrou nervosismo e tentou disfarçar. Tentou fugir pela contramão em várias ruas do centro até perder o controle e cair em mum monte de entulhos. Foi realizada a abordagem e constatado que se tratava de um menor. Tentou fugir porque pegou a motocicleta escondido dos pais. O adolescente foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia e a motocicleta foi recolhida ao pátio do Detran.
Menores pilotando ou dirigindo veículos não chegam a ser novidade no trânsito de Chapadão do Sul. A idade mínima para se obter uma habilitação de moto varia de acordo com o país e a legislação local, mas geralmente é de 18 anos. Isso ocorre porque pilotar uma moto requer habilidades e conhecimentos específicos, bem como um alto nível de responsabilidade e consciência de segurança, especialmente nas vias públicas, onde há outros veículos, pedestres e ciclistas.
Em janeiro deste ano um menino de apenas 10 anos foi visto dirigindo um Ford Ka de Chapadão do Sul sentido Paraíso das Águas pela perigosa BR-060. Uma criança conduzindo um carro chamou a atenção de pessoas do Posto Paraíso que avisaram a Polícia Militar. O menino disse que veio sozinho, sem ultrapassar nenhum veículo, porque teria recebido a ligação ameaçadora de vídeo por celular de um homem com touca preta na cabeça.
Menores ao volante são ocorrências rotineiras atendidas pela Polícia Militar mas, neste caso, á primeira de uma criança de dez anos que trafegou cerca de 50 KM entre as duas cidades dirigindo. Após a ligação tirou o carro da garagem e estava indo para Campo Grande para “socorrer” o pai. Parou em Paraíso das Águas para abastecer e seguir viagem quando foi notado por frequentadores do local.
Foto da capa https://autoentusiastas.com.br/