No dia 1º de abril – provavelmente – começará uma nova etapa de mobilidade urbana com o início da circulação de coletivos nos bairros em linhas que ainda serão definidas por técnicos da prefeitura de Chapadão do Sul. As regras para usuários (estudantes e idosos) e o itinerário também são analisadas. A Assessoria de Comunicação já trabalha na produção de material institucional (Vídeos, releases e fotos). Este novo modal de mobilidade urbana vai gerar efeitos positivos em cadeia como desafogar – por exemplo – a área central da cidade. Coletivos são ferramentas poderosas para fortalecer as comunidades locais e para que os moradores possam ter uma voz ativa na melhoria do seu bairro e cidade.
Chapadão do Sul vem mudando gradativamente de perfil socioeconômico com o maior crescimento demográfico da Região Centro Oeste do Brasil. Chegar num estabelecimento comercial e conhecer todos que entram são lembranças do passado de há pelo menos duas décadas. Sulistas que já estavam fixados receberam a companhia de milhares de migrantes Nordestinos, do Sudeste, Norte e cidades do Centro Oeste. São atraídos por oportunidades que o município oferece.
Neste contexto o transporte coletivo já é uma necessidade que atenderá moradores dos bairros mais distantes do centro como os Esplanadas. Caso o serviço seja eficiente as pessoas poderão deixar os carros nas garagens e fazer compras sem a preocupação de tentar a sorte para achar uma vaga e estacionar. Ônibus para transportar pessoas dos bairros pode ser visto como uma política de inclusão social. Chapadão do Sul lidera o ranking de carros por habitantes em MS, mas nem todos possuem um veículo.
O crescimento populacional é um fenômeno que não tem data para se encerrar. Pedidos de novos loteamentos estão sendo analisados e projetam o aumento significativo da população e a criação de novos bairros em Chapadão do Sul nos próximos anos. O transporte público torna-se cada vez mais necessário. Os Ônibus já foram adquiridos, estão sendo adesivados e prontos para entrarem em operação.

Os coletivos são extremamente importantes nos bairros das cidades por diversas razões. Esses grupos de pessoas que se unem com interesses e objetivos comuns podem trazer inúmeros benefícios para a comunidade, tais como:
Fortalecimento da comunidade: Quando as pessoas se unem em torno de um objetivo comum, elas se fortalecem mutuamente. Isso pode ajudar a construir laços mais fortes entre as moradores do mesmo bairro, aumentar o senso de comunidade e coesão social.
Melhoria da qualidade de vida: Coletivos podem trabalhar para melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro, abordando questões como segurança, limpeza pública, iluminação, transporte, entre outros. Eles podem fazer pressão junto às autoridades para que as melhorias necessárias sejam realizadas.
Empoderamento dos moradores: O envolvimento em um coletivo pode ajudar os moradores a se sentirem mais capacitados e confiantes para tomar medidas que beneficiem a sua comunidade. Eles podem se tornar líderes e defensores de suas causas, aumentando assim a participação cidadã na tomada de decisões importantes.
Promoção da cultura local: Coletivos podem trabalhar para promover a cultura e as tradições locais, através de atividades como festas, apresentações artísticas e culturais, feiras e eventos temáticos. Isso ajuda a valorizar a identidade do bairro e a criar um senso de pertencimento entre os moradores.
Fortalecimento da democracia: O envolvimento em um coletivo pode ajudar a fortalecer a democracia em nível local, aumentando a participação dos moradores na tomada de decisões que afetam diretamente suas vidas. Isso pode ajudar a construir uma sociedade mais justa e igualitária.