A edição de 2023 da Tecnoagro chegou ao fim com a já comprovada competência na organização. O tempo ajudou com excelente janela de sol de 14 a 16 de março. Trata-se da maior e mais importante mostra tecnológica de MS voltada á produção científica a serviço do agronegócio de Chapadão do Sul, região e o Brasil. Os experimentos de variedades de grãos elaborados pelos pesquisadores da Fundação Chapadão eliminam riscos aos produtores que farão os cultivos de acordo com o tipo de solo e manejo desejado na propriedade. É o maior laboratório de produção de estudos e conhecimentos científicos voltado á produção de gerações de variedades resistentes, adaptadas á uma região e produtivas, controle de pragas, estudos genéticos na agropecuária da América Latina.
PRODUTIVIDADE x SUSTENTABILIDADE
Sobre o assunto, o presidente da Fundação Chapadão, o agrônomo Ilton Henrichsen, destacou a responsabilidade de estar á frente deste magnífico e importante laboratório ao ar livre que mudou para melhor a produtividade do agronegócio de Chapadão do Sul, MS e de outros estado. Henrichsen também é produtor rural e profundo conhecedor dos meandros do agronegócio, os riscos da atividade e as vantagens de contar com variedades de grãos já testadas e aprovadas. Segundo ele a entidade trabalha com os modelos direcionados ao Desenvolvimento da Agriculta/Pecuária, Aumento da Produção, Sustentabilidade e Preservação do Meio Ambiente.
BRASIL ALIMENTA MAIS DE 1 BILHÃO DE PESSOAS NO PLANETA
Além dos experimentos científicos a Fundação Chapadão tem forte atuação em pesquisas para correção de áreas degradadas para exploração de lavouras e pecuária. Os estudos possibilitaram o aumento de animais (bovinos) de meia para cinco animais numa área de pastagem. Gera mais produção de proteína animal no Brasil que alimenta mais de um bilhão de pessoas no planeta. “É um impacto positivo num mundo que precisa de proteínas animal e vegetal”, pontuou o presidente.
Há alguns anos a classe produtiva tinha acesso à uma única variedade de soja confiável. Hoje são 93 tipos de plantas adaptadas à região com possibilidade de opção de plantio de acordo com o solo e manejo de cada produtor. Todas possuem o potencial na média de 80 sacos por hectare.
BRASIL aumentará área plantada em 10 milhões de hectares até 2032

Relatório produzido pelos Estados Unidos aponta o Brasil com o país de maior potencial de crescimento agrícola do mundo na atualidade. A projeção até o ano de 2032 é o aumento de 1 milhão de hectares/ano ou o equivalente a 10 milhões de hectares até 2032. Esta é a principal pauta no planeta hoje, além das questões ambientais com o Brasil voltando a ter forte protagonismo no cenário mundial com o apoio da mídia internacional.
O Brasil tem capacidade de crescimento tanto em área quanto produtividade com mais eficiência no uso da moderna tecnologia disponível. O agronegócio precisa achar pontos positivos neste novo contexto apoiado pela mídia internacional que volta seu olhar para o Brasil nas questões ambientais e nos investimentos na produção de alimentos.
A produção de grãos no Brasil deverá aumentar 36,8% nos próximos dez anos, chegando a um total de 370,5 milhões de toneladas na safra 2031/2032. Esse acréscimo corresponde a uma taxa de crescimento de 2,7% ao ano. Algodão, milho de segunda safra e soja devem continuar puxando o crescimento da produção de grãos.