Chapadão do Sul/MS

CANAIS Pluviais, piso dos professores e transporte escolar dominaram as discussão na Câmara de Vereadores ontem

A discussão do Piso dos professores, a suspensão do transporte escolar e obras de revitalização com o fechamento dos canais pluviais a céu aberto em Chapadão do Sul foram os assuntos que dominaram no plenário da Câmara de Vereadores  na sessão legislativa de segunda-feira. Todos os vereadores que se manifestaram ontem fizeram menção à morte de um jovem de 12 anos que caiu na correnteza da Avenida Rio Grande do norte e morreu. O assunto não é novo, mas recorrente e sempre é motivo de indicações ou requerimentos de parte dos parlamentares. Há registro histórico de 2010 quando um caminhoneiro saltou na correnteza do canal da Avenida Trinta e Três para salvar uma menina que se afogava.

Este fato heroico do caminhoneiro se deu há 13 anos. Antes disso os canais já existiam, mas não há relatos conhecidos de incidentes com vítimas fatais ou salvos por populares ou Corpo de Bombeiros. Na semana passada um grupo de cidadãos  se reuniu com o prefeito João Carlos Krug e técnicos da prefeitura na busca de uma solução definitiva para o problema que não parece tão simples em virtude de outros grandes empreendimentos que serão feitos em Chapadão do Sul neste ano.

A área central da cidade (viadutos) será completamente refeita com o fim  das passagens  e a união das partes alta e baixa da cidade, dividida pela MS-306. Um grande desvio rodoviário será construído para tirar o trânsito de caminhões e carretas de dentro da cidade. Alguns pontos do canal pluvial da Rio Grande do Norte – aparentemente – serão cobertos com telas até que uma solução definitiva de engenharia seja  definida.

CAMINHONEIRO HERÓI

Ainda está disponível na internet uma Moção de Congratulação a Milton Welter, o caminhoneiro que pulou na correnteza do Canal Pluvial da Avenida Trinta e Três para salvar uma menina que estava sendo levada pela correnteza formada após uma forte chuva em Chapadão do Sul. Em áudio enviado ao empresário Maiquel de Gasperi – vereador na época – ele relembrou quando pulou  na água para pegar a criança.

Foi a última tentativa antes que ela passasse sob o trecho da MS-306 e desaparecesse. O motorista vinha da Cargil, viu a movimentação, estacionou a carreta sobre a pista e pulou na correnteza.

O caso repercutiu muito em 2010 com Milton Welter recebendo a Moção de Congratulação assinada pelos vereadores da época (Dr Flávio Sanches e Maiquel de Gasperi). O texto da moção destaca o ato heroico e de bravura do homem que arriscou a vida para salvar a criança. No dia 29 de janeiro daquele ano choveu intensamente em Chapadão do Sul e a água criou uma forte correnteza no canal. 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também