Chapadão do Sul/MS

FENÔMENO registrado no céu de Chapadão do Sul pode ser a Conjunção de Júpiter e Vênus?

  Uma moradora da comunidade de Indaiá do Sul (próximo a Chapadão do Sul) fotografou um fenômeno diferente no céu na noite desta quarta-feira. Dois  pontos luminosos que parecem estar alinhados no horizonte escuro, sem o habitual brilho das estrelas ou da lua. Um deles sumia e voltava repentinamente. Poderia ser um satélite? Um astro ? Planeta sendo iluminado pela luz do sol? Sua  irmã que mora em Paranaíba registrou o mesmo acontecimento no céu, no mesmo momento. Isso significa que pode ser observado em toda a Região Centro Oeste do Brasil.

Durante pesquisa no Calendário Astronômico de março de 2023 o fenômeno pode estar relacionado com a Conjunção de Júpiter e Vênus, um espetáculo que poderá ser admirado logo após o pôr do sol  em algumas região do Brasil e do mundo. Estes registros são curiosos e de complexo entendimento para leigos. Astrônomos sãos as autoridades da ciência que tratam do universo sideral e dos corpos celestes para situá-los no espaço e no tempo e explicar sua origem e movimento.

Março de 2023 será repleto de eventos para os interessados na ciência dos corpos celestes. Além da Conjunção de Júpiter e Vênus, um espetáculo que poderá ser admirado logo após o pôr do sol, a Lua Cheia, o Equinócio de março e a Lua Nova.

No dia 2 de março, ocorrerá a Conjunção de Júpiter e Vênus, o primeiro dos eventos astronômicos do mês. Esse fenômeno acontece quando dois ou mais objetos celestes parecem estar muito próximos um do outro no céu, mesmo que na realidade estejam a milhões de quilômetros de distância. 

Nesse caso, a Conjunção de Júpiter e Vênus será visível logo após o pôr do sol e poderá ser observada a olho nu, sem a necessidade de instrumentos especiais. Com exceção do equinócio, todos os eventos presentes nesta lista poderão ser vistos a olho nu, o que é sempre bem-vindo para os amantes da astronomia.

Outro grande destaque do mês vai para o Equinócio de março. Previsto para o dia 20 deste mês, o evento marca o início do outono no hemisfério sul e da primavera no hemisfério norte. O Equinócio acontece quando o Sol atinge a posição em que a duração do dia e da noite são iguais em todo o planeta.

O início do mês de março já traz uma novidade incrível para quem admira o céu noturno. A conjunção de Júpiter e Vênus, que poderá ser vista em todo o planeta a partir do dia 2. Com Vênus como o planeta mais brilhante dos dois, ele poderá ser visto logo após o pôr-do-sol, enquanto Júpiter aparecerá melhor na noite escura. Ao longo do mês, os planetas se afastarão gradualmente.

VEJA todos os eventos astronômicos de março no link abaixo

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/31975/calendario-astronomico-de-marco-de-2023-veja-os-principais-eventos

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também