Chapadão do Sul/MS

DUAS TENTATIVAS do “Golpe do Padrão de Energia” foram aplicados em empresários de Chapadão do Sul na manhã de hoje 

          Na manhã de hoje dois empresários conhecidos de Chapadão do Sul receberam ligações que supostamente seriam da  4ª Vara de Justiça Federal alegando que  o padrão de energia ia ser removido por 20 dias devido á multa aplicada pela operadora. Os estelionatários são bem organizados e mandam até um protocolo do processo. Fazem o contato e passam o telefone para uma falsa atendente que – em determinado momento – vai propor um acordo para o depósito de valores com abatimento da dívida inicial. Se apresentam com diversos número como o 0800-8781147 para  dar mais consistência no golpe.  

Durante a ligação falam que o relógio de energia da empresa está cadastrado como residencial, mas deveria estar registrado como comercial e digital. Com isso, a empresa esta sendo multada com valores que giram de R$ 5 a 10 mil. Anunciam que o relógio seria retirado de funcionamento e ficaria de 15 a 20 dias sem poder ser utilizado, caso essa multa não fosse paga. O prazo de desligamento seria no mesmo dia.

Um dos empresário de Chapadão do Sul desconfiou que seria um golpe e pesquisou na internet para ter mais informações.  o Outro recebeu proposta de R$ 6 mil para quita a dívida. Os criminosos são sofisticados e passam  para a etapa seguinte quando a futura vítima começa a argumentar. Fornecem – por exemplo – o contato com a Companhia da 4ª Vara Federal para falar com o Dra. Priscila ou com a Dra. Iolanda, por meio do telefone 4003-4594. Fornecem o número de protocolo e avisam que no caso de não haver pagamento a energia elétrica será cortada.

Eles até tentam negociar a dívida, com uma entrada e o restante vai na fatura da conta de energia. Pedem para fazer uma transferência bancária e mandam encaminhar no e-mail o comprovante de pagamento. É um golpe bem bolado. Passam um 0800 e eles atendem como se fossem de uma empresa terceirizada.

As empresas de energia alertam que os criminosos atuam de três formas diferentes em vários estados brasileiros e orientam que, caso algum consumidor receba uma ligação ou mensagem por e-mail ou WhatsApp, procure a delegacia da Polícia Civil mais próxima para registrar um boletim de ocorrência por fraude. Dificilmente notificações de débitos cobrados judicialmente são feitos por telefone.

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