Um casal de Inocência navegava no Rio Sucuriú no município de Paraíso das Águas quando foi atacado por abelhas europeias. O local do incidente foi há cerca de 15 minutos do porto da ponte de acesso ao rio. O enxame aplicou muitas picadas. Eles conseguiram se dirigir até o Posto de Saúde do Distrito de Pouso Alto, onde foram encaminhados em estado grave para o PAM (Pronto Atendimento Médico) de Paraíso das Águas. Em Chapadão do Sul também há muito relatos de deslocamentos de enxames e até ataques contra pessoas. Há vários relatos de mortes de pessoas e animais na região.
O último ataque de um grande enxame em Chapadão do Sul se deu em 2021 nas imediações do Clube Pantanal, no Bairro Esperança. Três pessoas ficaram feridas com várias ferroada. A concentração dos animais foi nas ruas E / M / L / J. A informação foi do Corpo de Bombeiros após diversas ligações pelo Telefone de Emergência (193). Não foi descoberta a origem (colmeia) das abelhas agressivas e voando em várias direções.
Já o casal atacdo em Paraíso das Águas foi removido com “Vaga Zero” para à Capital, no Hospital Regional, onde o ficou internado. Não é o primeiro registro de ataque de abelhas naquela região. Outros pescadores também já fizeram relatos.
Durante a época de migrações de abelhas no Centro-Oeste do Brasil, é comum haver relatos de ataques desses insetos à pessoas e animais. Isso ocorre porque as africanizadas são bastante agressivas e podem atacar em grande número quando se sentem ameaçadas.
As migrações de abelhas africanizadas ocorrem geralmente durante a primavera e o verão, período em que as temperaturas são mais elevadas. Nessa época buscam novas áreas para formar suas colmeias e, muitas vezes, acabam se instalando em locais impróprios, como residências, empresas e escolas.
Para evitar os ataques de abelhas, é importante que as pessoas tomem algumas precauções, como evitar movimentos bruscos perto de colmeias, usar roupas claras e fechadas quando estiver em áreas de risco e evitar o uso de perfumes e cosméticos com cheiros fortes, que podem atrair as abelhas.
Em caso de ataque, é importante procurar ajuda médica imediatamente. Alguns sintomas comuns após uma picada de abelha incluem dor intensa, inchaço, coceira, vermelhidão e, em casos mais graves, podem ocorrer reações alérgicas graves, que podem levar à morte.