Chapadão do Sul/MS

“Di Menor” que agredia mulheres nas ruas para roubar é apreendido pela Policia Militar de Chapadão do Sul. Não ficará preso, mas valeu o destaque à PM

A PM  prendeu e tirou de circulação dois assaltantes das ruas de

Chapadão do Sul em menos de 24 horas

      Na tarde de ontem a Polícia Militar foi acionada após uma tentativa de assalto na Avenida Goiás. Um menor de bicicleta pegou uma mulher pelos cabelos para roubar o celular.  A vítima caiu e sofreu várias escoriações no rosto, ombro, cotovelo e joelho, mas não entregou o aparelho. O Menor Infrator (criminoso que ainda não completou 18 anos) fugiu pela Rio Grande do Sul. Logo a seguir a PM recebeu outra chamada pelo Telefone de Emergência (190) sobre o roubo de celular a pedestre na Avenida Goiás. Era o mesmo ladrão que desta vez foi cercado e apreendido em flagrante.

Neste segundo ataque contra a pedestre o menor também usava bicicleta e tinha como batedor uma moto no apoio. A PM recebeu informações sobre as características do ladrão como roupas usadas e a cor da bicicleta e partiu em diligências. Após entregar o celular para o comparsa de moto o “Di Menor” entrou num prédio em construção para se esconder.

Os policiais receberam o apoio da RP 2 e fecharam o cerco. O “mão leve” covarde que ataca mulheres estava no quinto andar do edifício e foi apreendido. Acabou reconhecido pelas vítimas e deverá informar a identidade do comparsa de moto que coloca em risco a segurança de pedestres, principalmente mulheres. São violentos e agressivos com as vítimas que reagem. Puxam pelos cabelos e jogam ao solo para roubar aparelhos celulares.

O piloto trafega pelas como olheiro e avisa o ciclista sobre uma potencial vítima que caminha na rua. Se aproximam e atacam usando o fator surpresa. Apesar da excelente ação da Polícia Militar o ladrão não ficará preso por ser menor e protegido pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Fica a expectativa da prisão do comparsa  da moto que é adulto. 

(Foto / Ilustração http://www.guiasaojoao.com.br/)

O QUE É ECA NO PAPEL

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma lei brasileira que estabelece os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes no país. Foi criado em 1990 e substituiu o antigo Código de Menores. O ECA tem como objetivo garantir a proteção integral das crianças e dos adolescentes, promovendo o seu desenvolvimento físico, psicológico, moral e social. Além disso, o ECA prevê medidas de proteção e assistência às crianças e aos adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade, como abuso, exploração sexual, violência doméstica, abandono, entre outras.

O Estatuto da Criança e do Adolescente também estabelece a responsabilidade da família, da sociedade e do Estado na promoção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. A lei define, por exemplo, que é dever dos pais ou responsáveis assegurar o direito à educação, à saúde, à alimentação, à convivência familiar e comunitária, entre outros.

Além disso, o ECA também estabelece medidas socioeducativas para os adolescentes que cometem atos infracionais, buscando a sua ressocialização e a sua reinserção na sociedade. Tais medidas têm caráter pedagógico e não punitivo, buscando a sua reintegração social. Em suma, o ECA é uma importante legislação brasileira que busca garantir o pleno desenvolvimento e proteção das crianças e dos adolescentes, bem como promover a responsabilidade de toda a sociedade na sua defesa e proteção.

MATÉRIA RELACIONADA NO LINK ABAIXO

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também