Semanalmente ocorrências de violência doméstica se mantém no topo das ações da Polícia Militar na região. Elas são agredidas covardemente com faca, facão, tapas ou socos. Já em Costa Rica um destes covardes usou uma pata de vaca para atacar a companheira. A PM foi acionada por moradores que presenciaram o início da discussão até o golpe na mulher. A vítima sofreu um corte na cabeça que causou sangramento.
Como sempre o homem covarde fugiu antes da chegada da Polícia Militar. O seu paradeiro foi informado e a guarnição foi ao local para efetuar a prisão. Conversou “pianinho” com os militares e foi conduzido á delegacia de Polícia Civil onde responderá pelo Crime de Violência Domestica.
Em junho do ano passado a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Costa Rica promoveu um grande evento direcionado ao combate da Violência Doméstica. Sentimento de posse, domínio, inconformismo e ciúmes são os principais motivos. Com objetivo de descontruir este comportamento foi feito o encontro direcionado aos homens.
A iniciativa objetivou prevenir, enfrentar e erradicar todas as formas de violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul por meio de uma mudança cultural, a partir da disseminação de atitudes inclusivas de igualdade, da prática de valores éticos, de respeito às diversidades de gênero e da valorização da cultura da paz. A rodada de palestras também contou com a participação do prefeito e delegado, Cleverson Alves dos Santos, que destacou a importância do respeito mútuo entre as pessoas e compartilhou com o público histórias reais e vivências presenciadas durante a própria infância.