O aniversário da pequena Yasmin (9) foi marcado pela presença da Polícia Militar em Costa Rica. A menina tem um apreço especial pelo que representa a corporação e o significado da farda relacionada à segurança, confiança e proteção. Trajada com o uniforme típico da unidade militar a criança tirou fotos com PMs e sentou no banco do motorista da viatura. Esta identificação desde a tenra idade está diretamente ligada a política pública denominada Polícia Comunitário que objetiva aproximar a polícia da comunidade, promovendo a participação ativa da sociedade no combate ao crime e na prevenção da violência.
Neste modelo, os policiais são incentivados ao desenvolvimento de relações de confiança e respeito com a comunidade, trabalhando em parceria com os moradores para identificar e solucionar problemas de segurança. A PM comunitária também enfatiza a prevenção da violência e o fortalecimento da paz social, ao invés de simplesmente reagir aos crimes após o fato. Este modelo de policiamento tem sido implementado em vários países com resultados positivos na redução da criminalidade e na melhoria da relação entre a polícia e a comunidade.
Esta relação é fundamental para a garantia da segurança e do bem-estar da população. A PM deve ser vista como um aliado e um agente de proteção, atuando de maneira justa e imparcial. Ações de capacitação, treinamento e valorização dos policiais também são fundamentais para aprimorar a relação com a sociedade. A interação de Yasmim e sua família mostram a representação de força e autoridade, a noção de proteção e justiça ou devido à influência de figuras policiais positivas na mídia e na vida real no combate à criminalidade.
Como qualquer profissão a PM tem seus desafios e limitações e juntamente com a sociedade como um todo busca o aperfeiçoamento de seus quadros dentro da filosofia de trabalho. Também é importante ensinar as crianças a valorizar a importância do respeito às leis e às instituições desde pequenas.

