Chapadão do Sul/MS

A FORÇA da Agricultura Familiar em Paraíso das Águas.  Mercado do Produtor Rural funcionará em local provisório  

       O Mercado do Produtor Rural de Paraíso das Águas foi transferido para o recinto do Clube do Laço TRA. Funcionará provisoriamente até a construção do novo prédio. A ordem de serviço já foi assinada pelo prefeito Anizío Sobrinho de Andrade e deve iniciar nos próximos dias. A Associação dos Feirantes – com o apoio da Prefeitura – e Sebrae através do Cidade Empreendedora oferece suporte à categoria. O atendimento continua todas as quintas feiras.

AGRICULTURA FAMILIAR

A agricultura familiar é responsável por 77% dos estabelecimentos agrícolas do Brasil, segundo último Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A prática emprega mais de 10 milhões de pessoas, o que corresponde a 67% da força de trabalho ocupada em atividades agropecuárias.

Em extensão de área, a agricultura familiar abrange 80,9 milhões de hectares, o que é equivalente a 23% da área total das propriedades agropecuárias no Brasil. De acordo com o IBGE, os agricultores familiares em sua maioria são homens (81%), com idade entre 45 e 54 anos.   

O que é agricultura familiar?

Para ser caracterizada como agricultura familiar, a produção deve utilizar mão de obra de sua própria família nas atividades econômicas e a propriedade não pode ser maior que quatro módulos fiscais. A direção do empreendimento agropecuário deve ser realizada por membros da família. Além disso, uma parte mínima da renda familiar precisa ser gerada pela propriedade rural.

A agricultura familiar foi reconhecida como profissão no Brasil a partir da aprovação da lei nº 11.326/2006. A legislação definiu esses limites da exploração da atividade rural realizada em pequenas propriedades para permitir o acesso a programas governamentais de incentivo a essa prática agrícola — como linhas de crédito, assistência técnica e programa de aquisição de alimentos.

(Fotos https://galeriarural.com.br / BNC)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também