Não é novidade para ninguém a infestação de cachorros nos bairros de Chapadão do Sul. Apesar das inúmeras campanhas os donos não fazem sua parte e deixam animais de todos os portes soltos. Alguns tutores também tem o hábito de passearem com eles sem coleiras, livres. Certamente serão atacados pelas matilhas, morderão alguém ou até mesmo poderão ferir uma criança que esteja com um gatinho de estimação no colo. Outro problema que poderia ter sido grave foi o acidente do ciclista Sidney que estava numa competição e caiu violentamente ao solo quando um cãozinho avançou e acabou sendo atropelado.
Sidney pedalava com velocidade de cerca de 30 km/hora quando um York Share correu e acabou atravessando o seu caminho. O ciclista está todo machucado e o animal pode não ter sobrevido. Segundo ele o dono passeava com dois animais soltos, sem coleiras. Apesar da rapidez do acontecimento ainda tentou frear, mas atingiu o cãozinho. O joelho e a perna do atleta estão muito machucados. Ele chegou a procurar representante de uma ONG para relatar o problema.
Alguns cachorros soltos adoram correr atrás de pedestres, motos, bicicletas e até carros. Quando ele não morde é atropelado. No caso de veículos de duas rodas ele vai atacar o condutor para morder ou derrubá-lo com consequências imprevisíveis. passear com o cão é saudável e faz bem para o dono e o animal. Isso deve ser feito na “coleiraaaaaaaaa”.