A Secretaria Municipal de Educação e Cultura recebeu a ilustre visita do Staff da BSG, Empreendedores, Empresários, Técnicos, Diretores, Jurídico e Profissionais, para uma ampla avaliação e discussão referente à Tecnologia Steel/Frame utilizada como referência na construção da Escola Municipal Manoel de Barros no bairro Esplanada. Vários municípios estão entrando em contato para visitar a obra e implantar a tecnologia em suas suas cidades.
A previsão do Cronograma, projeto, planejamento, investimento, construção, etapas, materiais, mão de obra, execução final e acabamento estão sendo acompanhadas em todas as suas etapas.
Essa nova tecnologia trouxe para Chapadão do Sul novas técnicas, procedimentos, metodologias, criatividade, equipamentos, acessórios de qualidade e tecnologia, nova visão de negócios, responsabilidade com acessibilidade, durabilidade e sustentabilidade.
Sistema que otimiza tempo, segurança, praticidade, resistência ao fogo, pois usa materiais ecológicos, com melhor eficiência energética, ótimo desempenho térmico e acústico, reduzindo significativamente os desperdícios de materiais, menos resíduos, redução do uso de água na construção e baixa emissão de CO2.
O custo é 30% menor, menor prazo de execução, desempenho, agilidade, retorno do investimento mais rápido, pois reduz em muito a manutenção, pintura e adequação. Além disso reduz o risco de incêndio, retarda sua propagação, caso ocorra. Resistente a Pragas e Insetos, à Umidade e Intempéries.(Guerino Périus)
O que é a tecnologia steel frame?
O sistema construtivo Steel Frame começou a ser implantado no Brasil na década de 90 e apesar do seu crescimento no panorama da construção civil nacional, ainda é pouco utilizado em comparação aos outros países. Ainda assim, a tecnologia vem sendo, cada vez mais, difundida. Com a maior disponibilização de componentes no mercado e de referências normativas sobre o assunto, o sistema vem sendo adotado, principalmente, em grandes obras, como shopping centers e galpões industriais. O Steel Frame apresenta diversas vantagens técnicas, econômicas e ambientais em comparação aos sistemas construtivos comuns, e permite a realização de uma obra seca, mais rápida e limpa. Mas no que consiste, afinal, este sistema, e quais são suas vantagens na prática? Acompanhe:
O que é Steel Frame?
O Steel Frame é um sistema construtivo estruturado em perfis de aço galvanizado, projetado para suportar as cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros subsistemas industrializados, que garantem os requisitos de funcionamento da edificação. A grande vantagem do sistema é a racionalização e a otimização dos recursos utilizados no canteiro bem como o melhor gerenciamento das perdas, caracterizando uma construção mais rápida e econômica, além de ambientalmente correta. O projeto executivo da estrutura em Steel Frame exige maior detalhamento, característica que evita desvios nos procedimentos, tanto no que se refere ao uso de materiais quanto aos serviços envolvidos na construção.
Características do sistema construtivo
1. Estrutura
A estrutura da edificação é composta por painéis metálicos, compostos por perfis de aço, com revestimento anticorrosivo zincado. Os perfis são fixados entre si através de parafusos, compondo paredes, lajes de piso/forro e estrutura da cobertura e constituindo um conjunto monolítico da edificação. Os perfis são usualmente industrializados, exigindo um projeto detalhado e coordenado de forma modular baseado nos parâmetros de dimensão dos materiais especificados.
2. Fundação
Os painéis de aço pré-fabricados são fixados à fundação através de chumbadores para garantir a transferência das cargas. O tipo de fundação utilizado normalmente é a radier, uma laje de concreto armado apoiada sobre o terreno nivelado e compactado. O sistema admite também a utilização de outros tipos de fundação, dependendo do projeto estrutural.
3. Fechamentos
As paredes, lajes e a estrutura do telhado são completadas com chapas de fechamento. Na parte externa são utilizadas, usualmente, chapas de cimentícias, fixadas diretamente nos perfis estruturais. Nos fechamentos internos são utilizadas chapas de gesso acartonado, o drywall. Para os elementos de fechamento, podem ser previamente mensurados e projetados sistemas de isolamento térmico e acústico, de acordo com as necessidades do projeto. Os painéis utilizados para o fechamento admitem a utilização dos revestimentos usuais empregados na construção civil.
4. Instalações
As instalações elétricas e hidráulicas podem ser idênticas às utilizadas nos sistemas construtivos comuns, apresentando vantagens no que se refere à manutenção já que as próprias paredes funcionam como shafts acessíveis.
Quais são as vantagens?
O sistema apresenta inúmeras vantagens em relação aos métodos tradicionais de construção, pois possibilita a redução do desperdício de material por meio de um projeto detalhado, da industrialização dos componentes e a economia de tempo no canteiro de obras. Um projeto executivo bem detalhado é a peça chave para que sejam aproveitadas as vantagens do Steel Frame como sistema construtivo, pois permite um maior controle do orçamento, prevendo de forma precisa os gastos com materiais e evitando desperdícios. Além disso, o sistema permite um canteiro de obras mais organizado, seguro e com diminuição da mão de obra necessária.
O Steel Frame é um sistema que tende a crescer gradativamente no panorama brasileiro da construção civil, incluindo o âmbito da produção de habitação social, devido às suas vantagens econômicas. Sua especificação requer profissionais especializados, tanto para o projeto arquitetônico quanto para o cálculo estrutural, de forma que o canteiro de obras e a construção em si tirem proveito dos seus benefícios.




