A prefeitura de Chapadão do Sul retomou o plantio de árvores em ruas e avenidas. A postagem e fotos foram feitas no perfil da técnica em meio ambiente, Jackeline Portes, na manhã de hoje. São plantas típicas da região (nativas do cerrado) e produzidas no Viveiro Municipal. A estação de chuvas é o período mais indicado para garantir o crescimento sadio das árvores.
O plantio de árvores é uma das principais recomendações de especialistas contra o aquecimento global, pois elas são responsáveis pelo chamado sequestro de CO2 (dióxido de carbono), um dos gases causadores do efeito estufa. Também contribuem para melhor qualidade de vida, pois produzem sombras e aumentam a umidade do ar. O Viveiro Municipal fez também a doações de mudas de árvores para os moradores interessados em melhorar a cobertura verde de suas casas e calçadas.
Todos os anos, entre três e quatro milhões de pessoas morrem, em todo o mundo, devido à poluição atmosférica e aos seus impactos na saúde humana. A poluição do ar aumenta o risco de doenças respiratórias crônicas, havendo estudos que a associam ainda às doenças cardiovasculares e ao cancro.
As ondas de calor nas zonas urbanas também fazem milhares de vítimas, por ano. Vários estudos têm demonstrado que o arvoredo urbano pode ser uma solução eficaz em termos de custos para ambos estes problemas.
Morar em uma cidade arborizada é o desejo de todos nós. As árvores desempenham um importante papel nos ambientes urbanos, absorvendo os gases poluentes, contribuindo para reduzir as temperaturas causadas pelo excesso de asfalto e tornando as ruas mais belas.





