A foto da florada do Ipê Branco nas avenidas de Chapadão do Sul ilustra qualquer tema. É lindo!!
A população de Chapadão do Sul atingiu o patamar de 30.497 habitantes, um aumento de cerca de 4 mil pessoas em relação á ultima pesquisa. O IBGE divulgou uma prévia do Censo de 2022 que ainda está sendo atualizado em todas as cidades do Brasil. O resultado da densidade demográfica ficou abaixo da expectativa projetada na casa dos 40 mil pelo senso comum na cidade. O município tem um grande público flutuante cujo número não é bem claro. São pessoas que atuam na gigantesca rede de serviços do agronegócio e outros setores sem fixar residência.
CONTATO do recenseador em Chapadão do Sul (67) 998334249
No início de dezembro cerca de 495 domicílios não tinham retornado os bilhetes de contatos deixados pelos recenseadores em Chapadão do Sul. Este montante pode resultar em mais de mil pessoas tendo como base o cálculo de três habitantes por residências. Muitos já foram revisitados sem sucesso. Neste momento não há informações sobre o trabalho do IBGE na cidade. O cálculo é muito importante para a formulação da base de cálculo do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
Os demais municípios da região também conheceram as prévias dos dados do IBGE. Cassilândia (20.951), Costa Rica (26.187) e Paraíso das Águas (5.360). Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137, que passa a atender a todos os estados do País. O serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local. Para saber se o Disque-Censo está disponível no seu município, clique aqui (https://censo2022.ibge.gov.br/pecas-de-divulgacao/disque-censo.html)
A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana das 8 às 21hs30. Com mais de 80% da população recenseada, a etapa final de coleta deve ser agilizada com o atendimento telefônico, que conta com 120 agentes censitários de pesquisa. A coleta do Censo começou em agosto de 2022 com recenseadores do IBGE visitando todos os domicílios.
Lançado em 30 de novembro no Piauí e em Sergipe, dois estados onde a coleta se encontra em estágio final, o Disque-Censo 137 é inédito na história dos censos demográficos do IBGE. Funciona todos os dias (incluindo fins de semana e feriados), das 8 às 21hs30.
“Com o Disque-Censo, o IBGE pretende oferecer um serviço à população de forma que qualquer pessoa que não tenha sido recenseada reivindique esse direito e não fique de fora do Censo 2022, garantindo uma cobertura ainda mais precisa do território”, afirma a diretora-adjunta de Pesquisas do IBGE, Maria Lucia Vieira.
Ao receber a ligação, os atendentes pedem que o morador se certifique de que nenhuma outra pessoa que reside no domicílio respondeu ao Censo, pois basta que um morador forneça as informações por todos. Caso o morador confirme que ninguém no domicílio respondeu, a ligação prossegue e o atendente solicita o endereço para verificação.