Chapadão do Sul/MS

Mercado de trabalho incentiva aumento de estudantes no ensino superior

A popularização do ingresso ao ensino superior mudou o cenário educacional do país. Atualmente os brasileiros estão passando mais tempo no meio acadêmico, como indicam os dados mais recentes da Síntese dos Indicadores Sociais (SIS), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento no número de jovens entre 1º e 20 anos que frequentam um curso superior (inclusive mestrado e doutorado), foi de 20% para 51º, no período 2001º201º

Segundo a Doutora em Educação Lourdes Reis, a busca dos jovens pela especialização se deve principalmente à competitividade do mercado de trabalho, ?porque o mercado hoje valoriza mais quem tem um diploma de nível superior, principalmente se tiver pós-graduação.

Além disso, as instituições privadas passaram a facilitar o acesso dos alunos, disponibilizando um número significativo de vagas? afirma. Por outro lado, a doutora explica que a evasão no ensino superior tem aumentado.

Para superar esse obstáculo, existem programas de inclusão educacional promovidos pelo Ministério da Educação e de iniciativa privada, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Educa Mais Brasil, que conseguem não só matricular o aluno, como também mantê-lo na instituição. Estes programas, direcionados aos candidatos com baixa condição socioeconômica, oferecem bolsas de estudo integrais e parciais ou, no caso do Fies, boas condições de financiamento do curso.

Serviço:

Educa Mais Brasil: Programa disponibiliza bolsas de estudo parciais para ensino básico, graduação e pós-graduação. As inscrições para ingressar 201º.1ºestão abertas e devem ser realizadas gratuitamente através do site www.educamaisbrasil.com.br .

Assessoria de imprensa do Educa Mais Brasil

(71º 312-61º7

[email protected]

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também