Chapadão do Sul/MS

EMISSÃO de carbono de diferentes usos e ocupação de solo em biomas começam a ser mapeado em MS. Pesquisa é coordenada por professor da UFMS de Chapadão do Sul

       Identificar quais usos e ocupação do solo emitem (fontes) ou armazenam (sumidouros) mais carbono é um dos objetivos do Projeto “Balanço de carbono nos biomas de Mato Grosso do Sul: fontes e sumidouros utilizando sensores remotos e modelagem futura” coordenado pelos Professores Dr. Paulo Eduardo Teodoro (UFMS) e Dr. Carlos Antônio da Silva Junior (UNEMAT), apoiada pelo Edital MS Carbono Neutro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT).

A pesquisa, que está na fase de coleta de dados a campo, irá avaliar os seguintes usos e ocupação do solo: vegetação nativa, cultivo de soja, plantio de eucalipto e pastagem nos três biomas do Mato Grosso do Sul: Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica nos municípios de Chapadão do Sul, Aquiauana e Deodápolis.

Essa pesquisa está sendo financiada pelo governo estadual, por meio da sua fundação de pesquisa FUNDECT e possibilitou aos coordenadores a aquisição de diversos equipamentos para realizar o mapeamento. Diversos docentes e discentes da UFMS, Campus de Chapadão do Sul, além da UNEMAT, UEMS e UNESP estão envolvidos no projeto.

Além disso, será construída uma plataforma para divulgação dos resultados para a comunidade externa no endereço: https://ladi-cpcs.ufms.br/

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também