Escorpiões amarelos tornaram-se uma praga perigosa nos bairros de Chapadão do Sul. É necessário algumas providências como a manutenção da limpeza em terrenos e residências para evitar picadas que podem ser fatais para animais, crianças e idosos. A toxidade do aracnídeo é perigosa ao ser humano. Mesmo tomando todas as precauções o animal vem da rede de esgoto e entra pelos ralos de pias e banheiros e se esconde nos cantos da casa, roupas, calçados e cobertas. O alerta está sendo feito por profissionais da área de saúde que percorrem os imóveis diariamente em todos os bairros.

O (Tityus Serrulatus) é o nome científico do escorpião amarelo, considerado o mais perigoso da América Latina Normalmente é localizado nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Possui hábitos noturnos e é adepto de ambientes quentes e úmidos, se prolifera com mais intensidade durante o verão. Na época chuvosa busca novos locais para se abrigar. Pode ser a sua casa…
Caso alguém seja picado o efeito é instantâneo e o atendimento médico deve ser realizado no menor tempo possível, no máximo em três horas. É dolorido e não deixa uma marca específica, dificultando saber o local exato. A dor é intensa, similar a sensação de queimadura e latejamento, podendo se espalhar por todo o membro afetado. Pode apresentar aspecto semelhante à picada de uma abelha ou vespa, com inchaço e vermelhidão. É preciso levar a vítima o quanto antes ao pronto-socorro para tomar o soro antiescorpiônico, utilizado para combater a toxina do Escorpião Amarelo.

A tubulação da rede de esgoto tem umidade e é um ambiente propício à proliferação e esconderijo de escorpiões. Neste local ele encontra baratas, sua presa predileta. Por isso é importante manter o ambiente sempre limpo para evitar a proliferação de baratas que fatalmente atraíra os perigosos escorpiões. Algumas famílias – por precaução – estão mantendo uma ou duas galinhas nos terrenos. As aves ajudam a exterminar os aracnídeos.
Embora as casas e quintais estejam limpos, a invasão acontece pelos ralos. Usar a tampa é fundamental para garantir a segurança da família. Terrenos baldios com sujeira, mato, lixo e poeira criam um ambiente favorável ao animal. O Hospital Municipal está equipado para atender pessoas picadas, mas um caso mais grave que necessite de deslocamento à Capital levará em torno de 3 a 4 horas para a chegada no centro com mais recursos.
Mais de 100 mil acidentes e 200 mortes são registrados, por ano no Brasil, decorrentes de diferentes tipos de envenenamento. Entre elas, estão as ocasionadas por escorpiões. De acordo com o Ministério da Saúde, de 2000 ao fim de 2010, foram 359.599 casos de acidentes por escorpiões, sendo a Região Nordeste a campeã em registros (171.899 acidentes). Em segundo lugar aparece a Região Sudeste, com 148.039 casos, seguida pelas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul.
Entre as vítimas, crianças. Pesquisa realizada pelo Instituto Butantan, em São Paulo, mostra que 11 mil pequenos foram vítimas de acidentes com esses animais, apenas no estado, em 2011. Desses, 40 morreram. Entre os adultos, foram 46 mil registros de acidentes, resultando em 51 mortes. Os dados foram divulgados em setembro de 2011 pelo instituto.