Uma moradora gravou o vídeo de um homem num utilitário descartando lixo no final da Avenida Parque, onde está sendo construído o novo loteamento. São comuns as cenas de carros com os condutores jogando animais mortos, lixo doméstico e outros detritos local. O cheiro afeta a vizinhança onde residem crianças e idosos. O vídeo foi enviado à Sedema (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente) que já inicio uma investigação administrativa para identificar o autor do crime ambiental.
Muitas pessoas pegam seus carros particulares com o lixo recolhido no final de semana e levam até o CTR (Centro de Tratamento de Resíduos). Outras preferem descartar na frente da casa dos outros, canteiros de avenidas, bem longe de suas residências. Resolvem o seu problema e criam outros à cidade e aqueles que residem nas proximidades dos lixões a céu aberto que vão sendo criados em Chapadão do Sul.
O vídeo mostra que o cidadão tem um bom carro, mas falta-lhe educação e senso comunitário. È cada vez mais comum ver pessoas jogando lixo, animais mortos, descartes de podas de árvores e entulhos. Os moradores estão atentos e fotografando estes infratores que acabam com a estética de ruas e avenidas da cidade.
Quem vai de carro até esta via ou no final da Mato Grosso do Sul poderia simplesmente se dirigir ao CTR (Centro de Tratamento de Resíduos) para descarregar o lixo e usar a plenitude da cidadania. Gatos e cães mortos nem são enterrados pelos donos que tanto amaram. São tratados como um lixo descartável após a morte. Triste cenário que se contrapõe a imagem de cidade empreendedora, formada por pessoas educadas e ordeiras, na grande maioria.