Chapadão do Sul/MS

CONHECENDO o passado se constrói o futuro. Ex vereadores de Chapadão do Sul foram homenageados na Câmara

  Quem foi o parlamentar pioneiro que elaborou o primeiro projeto de lei em Chapadão do Sul? Esta pergunta ainda vai ser respondida, mas certamente alguém deu o primeiro passo, assim como todos os demais projetos da humanidade dos quais muitos caíram no esquecimento. Para resgatar a saga das pessoas que no passado deram importante contribuição rumo a consolidação política, econômica e social do município a Câmara de Vereadores vem fazendo homenagens sistemáticas à várias categorias ao longo do ano. Ontem foi a vez de ex-vereadores, os primeiros com coragem para colocar os nomes à disposição da sociedade em suas respetivas épocas.  O Projeto de Lei neste sentido foi elaborado pelo presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, André dos Anjos.

O Dia do Vereador é uma Lei Federal de 1º de outubro de 1984. Segundo André dos Anjos os primeiros parlamentares que começaram o trabalho legislativo foram fundamentais para que Chapadão do Sul atingisse um dos melhores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil.  

O modelo estadual de organização do Poder Executivo também de deve aqueles que acreditam no município e se dedicaram na criação de leis que deram mais “mobilidade” estrutural para a ação dos prefeitos que se seguiram nas administrações. Hoje o Poder Executivo de Chapadão do Sul tem um organograma de trabalho copiado por outras cidades. Os funcionários são experientes e os vereadores eleitos chegam numa estrutura funcional montada para dar agilidade nas demandas técnicas, administrativas e jurídicas.

Valorizar a história dos pioneiros legislativos contribui para construção da memória da sociedade sul-chapadense. Possibilita a construção de elos de aprendizado com o passado, ajustes no presente e resolver problemas. O trabalho dos vereadores do passado.

Homenageados e os vereadores que fizeram a indicação 

Prainha – Ademar Donizete Mariano de Castro (Alírio Baca)

Idalino Alves da Silva (Vanderson Cardoso)

Guerino Périus (Mika)

Honório Rodolpho Hattge (André dos Anjos) Homenagem foi recebida pelo filho Júlio Hattge

Jacob Pereira Rodrigues (Tucano)

 João Tontini (Alline Tontini)

 José Teixeira (Professora Almira)

 Maiquel de Gasperi (Marcelo da Costa)

Tânia Francini Stenle Melo (Emerson Willians – Sapo)    

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também