A comunidade luterana de Chapadão do Sul foi homenageada na Câmara de Vereadores pela Moção de Aplausos em reconhecimento à celebração dos 505 anos da Reforma Protestante comemorada ontem, dia 31 de novembro e instituída por Martinho Lutero em 1517. A homenagem foi acompanhada pastores luteranos Cláudio Schreiber e Isaias Stenmetz da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil). A propositura foi do presidente da Câmara, André dos Anjos.
A honraria foi destinada à Comunidade Luterana de Chapadão do Sul, Igreja Luterana e Igreja Evangélica de Confissão Luterana e demais membros em reconhecimento a celebração dos 505 anos da Reforma Protestante. A iniciativa do Monge Agostiniano Martinho Lutero se deu em 1517 propondo uma imediata e necessária reforma na igreja, onde fixou nos portões do castelo de Wittenberg suas 95 teses sobre o cristianismo e a salvação do homem. Estas ações uniram reformadores que acreditaram nestas teses culminando com a construção de novas identidades religiosas pautadas nas escrituras bíblicas, inclusive condenando ações promovidas pela Igreja da Época.
A reforma protestante de Lutero foi essencial na construção de uma nova proposta de cristianismo no mundo todo, criando outros olhares religiosos sobre a igreja com uma análise interna da mesma e uma mudança de conduta. Após 505 anos vive-se outro momento, colhendo os frutos de um plantio frutuoso de Martinho Lutero. Há liberdade religiosa e harmoniosa entre as várias denominações religiosas cristãs.
PRIMEIRO plantio de soja no brasil
Chapadão do Sul é a “Capital do Agronegócio” de MS tendo no soja o seu carro-chefe. Poucos sabem que o primeiro plantio do grão se deu em Santa Rosa (RS) em 1923. Este fato histórico foi resgatado pelo pastor Cláudio Schreiber durante pronunciamento na Tribuna da Câmara de Vereadores na noite de ontem. Nesta cidade os organizadores da Fenasoja colocaram um busto do pastor luterano Albert Lehenbauer, o homem que trouxe os grãos dos Estados Unidos para o Rio Grande do Sul. O grão já estava no País, mas era pouco conhecido
A soja ocupa milhões de hectares no RS e no Brasil. Em menos de um século a desconhecida semente passou a ser o principal produto de exportação. A primeira aparição aconteceu em 1923, com a chegada do pastor luterano norte-americano, Reverendo Albert Ernst Heinrich Lehenbauer, em Santa Rosa. Trouxe sementes e orientou alguns agricultores sobre o valor alimentício do grão para a engorda de animais. Pouco tempo depois, em 1926, técnicos já recomendavam a soja como adubo verde.
A soja impulsionou a mecanização e o profissionalismo no campo, trouxe rentabilidade financeira nas lavouras, abriu mercados internos e externos, desenvolveu infraestrutura, transporte, secagem e armazenagem e conhecimento. O resgate histórico surgiu a partir da Expodireto e apresenta o pastor Lehenbauer como pioneiro na utilização do grão no RS.


Imagens do pastor luterano Albert Lehenbauer no Rio Grande do Sul, incentivador do plantio de soja