Chapadão do Sul/MS

DESCARTE de cacos de vidro na calçada é um perigo aos garis. Material leva até 10 mil anos para se decompor

      Uma dona de casa parou na rua Paranaíba para recolher cacos de vidros pontiagudos descartados irregularmente na calçada. Crianças, animais domésticos e os garis que fazem o serviço de coleta são as principais vítimas.  Claro que o meio ambiente também entra nesta lista porque o vidro leva de 4 a 10 mil anos para se decompor na natureza. A ação de alguns elementos definirá  este tempo.

Muitos trabalhadores  do recolhimento de lixo doméstico já ficaram gravemente feridos com cacos  de vidro e outros produtos sem o devido acondicionamento. A pessoa que gravou o vídeo teve a atitude correta de colocar os cacos numa caixa de papelão.

Materiais como o plástico, por exemplo, podem demorar mais de 100 anos para se decompor inteiramente na natureza.   Já o vidro leva tanto tempo que há quem o classifique como indeterminado. No entanto, a média que parece ser consenso entre uma grande parte dos especialistas é algo entre 4 e 10 mil anos.

Um exemplo prático da dificuldade de decomposição do vidro são as igrejas europeias com seus vitrais. Mesmo que tenham sido construídas na Idade Média, há centenas de anos, as gravuras e imagens feitas com vidro seguem intactas — apesar do passar dos séculos.

– Plástico: Cerca de 100 anos;

– Papel: Entre 3 e 6 meses;

– Chiclete: 5 anos;

– Sacola plástica: Entre 30 e 40 anos;

– Metal: Entre 50 e 100 anos.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também