O Policial Militar Barboza, lotado em Costa Rica, teve um dia de herói para os pais do bebê que estava engasgado com alimento. Com as vias aéreas obstruídas ele não consegui respirar e estava em risco de morte. A rápida ação do policial fez a diferença entre a vida e a morte da criança. Ele usou a técnica denominada Manobra de Heimlich ensinada aos PMs que ingressam na corporação.
Os primeiros socorros são essenciais para salvar a vida durante processo de engasgo. O pediatra Daniel Hilário, coordenador do SAVC (Suporte Avançado de Vida), lembra que todas as pessoas estão aptas a ajudar nos primeiros socorros. Mas ele lembra que o procedimento é diferente em bebês menores de um ano. Já em crianças, adolescentes e adultos, a aplicação é a mesma.
Técnica para bebês menores de um ano:
1- Reconhecer que o bebê está cianótico, sem respirar ou com muita dificuldade respiratória. Geralmente a boca fica roxa.
2-Colocar o bebê sobre a nossa perna. Virar a cabeça dele para baixo, segura a boca até ficar meio aberta e fazer cinco compressões firmes contra o dorso dele. Bater na costas.
3-São batidas vigorosas para que a gente consiga realmente empurrar esse corpo estranho. Não tenha medo de machucar a criança, porque a mão de baixo está protegendo a parte frontal do corpo dela.
4-Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de volta para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
5-Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
6-Se ela não se recuperou, não está conseguindo respirar e a boca continua roxa, vire novamente para baixo, abre a boca e faço novamente a manobra. (Fote pediatria descomplicada)