O que parecia ser apenas mais uma ocorrência rotineira foi transformada em ato de heroismo de uma guarnição integrada – providencialmente – pelo cabo Fernando e os soldados Ulisses e Wesley. Duas crianças com idades entre 5 e 1º anos foram salvas da morte certa por asfixia na manhã do dia 20 de dezembro de 201ºna residência de número 77 da rua Vinte e Três. Uma pessoa que passava pelo local acionou a Polícia Militar que conseguiu acordar a dona da casa e providenciar a abertura de portas e janelas.
A menina e o menino tossiam muito pela inalação de fumaça tóxica. Não foi informado o conteúdo do recipiente, mas o cheiro era muito desagradável. Os menores foram levados para o Pronto Socorro do Hospital Municipal de Chapadão do Sul, onde ficaram em observação.
Hoje as crianças não correm risco, mas naquele momento fatalmente teriam morrido não fosse a presença e rapidez dos militares. O assunto foi encaminhado à vereadora Sônia Maram, que deverá intermediar o reconhecimento do ato publicamente pelo Poder Legislativo.