Chapadão do Sul/MS

Família de Chapadão do Sul encontra Veado Galheiro morto na margem da BR-060

Integrantes de uma família tradicional de Chapadão do Sul encontraram um Veado Galheiro morto na margem direita da BR-060. O animal – provavelmente – foi atingido por um raio. O jovem Gustavo Borges, filho do funcionário público municipal Nilson Borges (Borginho) foi quem avistou o pequeno animal imóvel. Esta espécie também é conhecida cervo do pantanal (suaçuetê) é o maior veado da América do Sul e vive nas regiões pantanosas e ao longo das bordas das florestas do Brasil, Uruguai. Paraguai e Guianas.

Os cascos desse antílope (veado-galheiro) podem ficar completamente abertos e as duas metades em que eles se dividem se mantêm unidas por uma membrana interdigital. Esses cascos evitam que veado-galheiro afunde no lodo. O cervo do pantanal tem uma galhada bifurcada, com cinco pontas em cada haste. é muito arisco e esconde-se durante o dia. à noite, vai para as clareiras em grupos de cinco ou mais para alimentar-se de capim, juncos e plantas aquáticas.

O veado-galheiro freqüentemente entra na água. Os machos, ao contrário da maioria dos outros antílopes, não lutam pela posse das fêmeas. Embora sua carne não sirva para comer, o veado-galheiro é caçado por causa do seu couro e da galhada. Os índios da América do Sul preparam vários tipos de remédio com a galhada do cervo do pantanal. desde uma “poção do amor” até uma mistura para facilitar o parto.

TAXIDERMIA – Animais silvestres vítimas de atropelamento e de caça em Mato Grosso do Sul estão sendo empalhados para chamar a atenção da sociedade. Todos os dias, dezenas deles são mortos ao tentar atravessar rodovias ou são ameaçados por safaris ilegais. A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Mato Grosso do Sul dispõe de um serviço de recolhimento destes animais. Eles são empalhados e levados à escolas, onde os alunos podem ver e tocar em bichos cistos somente na natureza.

O serviço de empalhamento, que tem nome técnico de taxidermia, ?imortaliza? os animais. O processo de taxidermia com mamíferos começa com a retirada de toda a carne do animal, deixando intactos a pele, crânio e patas. Depois de limpo recebem a palha e são costurados. Essa técnica só pode ser feita por órgãos especializados, como a PMA, já que a taxidermia com animais silvestres é crime.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também