Nasceu em Carazinho (RS) em 18 de outubro de 1936. Filha de Santos Alves Xavier e Julieta Mello Xavier. Seus irmãos são Osmar, Judite e Sirlei.
Dona Onéia casou-se em 24 de maio de 1958, com o produtor rural Elo Ramiro Loeff com quem teve 4 filhos (Luiz Evandro, Carlos Alberto Adriano e Geraldo). Em janeiro de 1972 chegou ao Mato Grosso e em 1974 a família já plantava. Em Janeiro de 1980, fixou residência no Município de Cassilândia. Ela foi homenageada pela vereadora Alline Tontini na Sessão Solene alusiva ao Dia Internacional do Idoso.
No ano de 1993 seu esposo foi eleito Prefeito de Chapadão do Sul e Onéia ocupou o cargo de Secretária de Assistência Social até 1997. Sempre foi muito ativa nas entidades como voluntária, destacando a Pastoral da Saúde e Rede Feminina de Combate ao Câncer. Esposa, Mãe, avó e bisavó exemplar, Dona Onéia é merecedora desta homenagem por parte do Legislativo.
O livro escrito pela professora Ana Maria Laurindo Lorenzon, intitulado “Os Pioneiros”, retrata em sua página 15 a saga da Família Loeff com várias fotos de todos trabalhando no plantio de arroz – produto que se adaptou à região na época – e outras atividades ligadas à produção agrícola. A família juntou-se a outros pioneiros para tornar Chapadão do Sul pujante como é conhecida hoje.

Numa das fotos deste livro Dona Onélia aparece lavando roupas num lugar onde a poeira predominava. Colocá-las para secar nem sempre era uma tarefa fácil. Bastava uma ventania para sujar tudo novamente A obra também destaca que ela era o esteio da família e cozinhava para o marido, funcionários e todos que estavam trabalhando sob o sol escaldante do Centro Oeste Brasileiro.
A história de dedicação à família, à sociedade e ao desenvolvimento de Chapadão do Sul vão muito além da homenagem merecida na Câmara de Vereadores. Ela fez sua parte em tudo que lhe cabia como primeira dama, pioneira e no engajamento de causas sociais. Foi o sustentáculo da casa enquanto os homens plantavam, construíam barracões, colhiam a safra e acalentavam os sonhos do futuro.
