Chapadão do Sul/MS

UMA VENCEDORA – Historia de vida de Helena Aparecida dos Santos Araújo emocionou a todos na sessão solene da Câmara de Vereadores 

           Nascida na cidade de Araruna-PR, Helena é filha dos saudosos Lauro dos Santos e Luzia Joaquim dos Santos, é a segunda filha do casal que construiu sua vida no Paraná, ajudava sua mãe nos serviços de casa desde muito pequena, além do árduo trabalho na roça.

Helena casou-se com Victor Alves de Araújo no ano de 1982, e pouco tempo depois migraram para o estado de Goiás, ali constituíram sua família e tiveram três filhos, Nilvo, Adriana e Ronaldo, os quais lhes deram seis netos, Rafaella, Felipe, Victor, Guilherme, Maria e Lucas.

Mudaram-se para Chapadão do Sul no ano de 1996 na busca de uma nova vida e aqui criaram seus filhos e também enfrentaram muitos desafios, enquanto seu esposo Victor trabalhava em fazendas, Helena trabalhava como empregada doméstica, inclusive por muito tempo trabalhou na casa do Vereador Alírio Bacca.

Quisera o destino, que em uma visita ao estado do Paraná no ano de 2003, Dona Helena resolvesse trazer para Chapadão do Sul, sua mãe Dona Luzia, que enfrentava alguns problemas de saúde, e aqui passou a cuidar dela. Zelosa com sua mãe, Helena cuidou de sua genitora até o ano de 2009, quando dona Luzia veio a falecer.

Retornando para sua vida normal, Helena no ano de 2011 foi surpreendida mais uma vez pelo destino, quando seu pai Seu Lauro, sofreu um AVC no Paraná e necessitava de cuidados. Mais uma vez Dona Helena viajou para o estado do Paraná e resolveu trazer seu pai para Chapadão do Sul, de forma que pudesse cuidá-lo, e assim o fez. Ele em 2015.

E a vida da Dona Helena ainda reservava mais uma surpresa, no ano de 2017 seu esposo Victor, foi acometido por um agressivo surto de Alzheimer e precisou abandonar as estradas, caminhoneiro. Desde então Dona Helena junto com seu filho Nilvo, zela pelos cuidados do seu Victor, que hoje necessita de cuidados diários.

Hoje Dona Helena, Leninha ou simplesmente Vovó Nena como é conhecida, se dedica também a mimar seus netos, dona das famosas rosquinhas da vovó Nena, não mede esforços para agradar os netinhos, que tem o costume de se encontrar aos domingos para o farto almoço de domingo na casa da vovó, que quase sempre conta com aquele frango assado no forno que só ela sabe fazer.

Pode ser que ela fique brava com esta consideração, mas é preciso constar aqui neste histórico, que Dona Helena no primeiro momento não queria receber esta honraria nesta noite, segundo ela, não queria receber o prêmio de “idosa do ano”, porque pra ela, não é velha, pelo contrário ainda tem muita energia pra gastar.

Mas dona Helena, saiba a senhora que esta honraria não é titulo de “velha do ano” é apenas o reconhecimento por todo o empenho da senhora com a família. Fica o desejo de seus filhos, netos e familiares, nós te amamos.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também