Chapadão do Sul/MS

“REMANDO contra a maré”. “Você jogaria lixo na sua casa”? Então não emporcalhe a cidade que mora

        Não é difícil visualizar mais de um carro estacionado no final da Avenida Mato Grosso do Sul com motoristas descartando lixo doméstico, entulhos e animais mortos. Todos os dias alguém vai neste local para mostrar que não é um cidadão que zela por Chapadão do Sul, a cidade que mora com sua família, a “sua casa”. Uma Câmera de monitoramento resolveria? Simmmm.. Mas os porcalhões certamente iriam procurar outro local para colocar lixo. Já que estão de carro basta dirigir até o CTR (Centro de Tratamento de Resíduos) e fazer o descarte legal, dentro da lei. Pacabá…

Quem tem algum compromisso com o bem público e compreende que uma cidade é feita do suor de muitas pessoas, fica indignado quando vê depredações, gente emporcalhando a cidade, destruindo o patrimônio público etc. Lixo em vias públicas também é  um ataque à vida em sociedade, às liberdades individuais e à cidadania. O descarte criminoso é um desrespeito ao próximo.   

Há cerca de duas semanas um  cachorro de grande porte foi jogado como lixo pelo dono no final da Avenida Mato Grosso.  Poderia – pelo menos – ter enterrado o bicho com dignidade. É possível ver urubus comendo a carne de dezenas de ossadas deixadas no final da via. Triste cenário que se contrapõe a imagem de cidade empreendedora, formada por pessoas educadas e ordeiras, na grande maioria.    

Constantemente a prefeitura remove grande quantidade de lixo descartado no final da avenida. No dia seguinte já  acumulava grande quantidade de entulhos e animais mortos misturados com material doméstico. A criação de mecanismos de controle se faz necessário para evitar que grande parte da população desta região  fique exposta ao mosquito da dengue, cobras, insetos e escorpiões. Infelizmente não há como manter a cidade limpa com este comportamento anti-social.   

A questão da limpeza da cidade não está relacionada à classe social porque pessoas em reluzentes caminhonetes  foram flagradas jogando lixo nas ruas. A educação é o “Calcanhar de Aquiles” da sociedade sul-chapadense porque colocar lixo nas ruas parece ser uma atitude natural para algumas pessoas.   

LINK Vigilantes da Limpeza para envio de fotos

https://chat.whatsapp.com/HTjjomhWboSBlvkO0n6A5D

SOS Coleta (67) 9-9618-3431.

Whatsapp da Ouvidoria (67) 99987-8600  

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também