O primeiro dia da 28ª Exposul foi marcado por excelente público no Parque de Exposições em Chapadão do Sul. A festa esteve suspensa por dois anos devido à pandemia de Covi-19 e – aparentemente – a população estava com saudades do maior evento do agronegócio, lazer e entretenimento da região. A solenidade de abertura com as presenças de autoridades foi rápida com discursos pontuais. Todos que usaram a palavra destacaram o evento como a marca registrada da cidade que leva o codinome de “Capital Agrícola” de MS. Beto Simaro, presidente do Sindicato Rural, destacou que a entidade não parou diante da pandemia e focou na capacitação de milhares de pessoas durante os últimos dois.
O primeiro dia superou a expectativa de público porque grandes filas se formaram para o ingresso enquanto as autoridades faziam a abertura oficial. Segundo Beto Simaro a produtividade do agronegócio aumentou durante a pandemia, ratificando a força agrícola de Chapadão do Sul. Tanto a agricultura quanto a pecuária aumentaram suas metas. O dirigente enfatizou que o “o mundo precisa comer, e o produtor rural produz o alimento para garantir a segurança alimentar”. Encerrou seu breve discurso agradecendo os associados, expositores, a população e a parceria com a RFCC (rede Feminina de Combate ao Câncer.
O presidente da Câmara de Vereadores, André dos Anjos, e o prefeito João carlos Krug, destacaram as pessoas que no passado se dedicaram à consolidação da Exposul. Muitos nem eram produtores e trabalharam de forma voluntária nas primeiras edições. Entre as autoridades estava o pré-candidato ao governo do estado, Eduardo Riedel, que foi presidente da Famassul por vários anos e muito ligado ao agronegócio. O prefeito destacou que a festa hoje tem um ambienta tecnológico que ainda mantém o glamour da primeira edição e pertence a todos os moradores do município.
Das autoridades de fora do município o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Correa, é o mais identificado com Chapadão do Sul. Sempre é o mais bem votado e “figura carimbada” em todos os eventos políticos na cidade. Não perde uma inauguração pela ligação que possui com o agronegócio do município e região. Também usaram a tribuna o senador Nelson Trade, o deputado federal Beto Pereira, dirigentes da Famasul.
PRGRAMAÇÃO
Dia 16 de Junho
8 horas – Oficina – Utilização de Drones nas Atividades Agropecuárias
9 horas – Palestra – “RASGANDO O VERBO” A verdade sobre a atual política na visão de Magno Malta
13 horas – Oficina: utilização de Drones nas Atividades Agropecuárias19hs30 – Rodeio Profissional
22 horas – Show com a dupla Matheus & Kaun
Dia 17 de Junho
8hs30 – Palestra 1 – “Produção e uso de mudas de qualidade na produção de hortaliças”
Palestra 2: “Oportunidades na Hosrticulturae Fruticultura” – SENAR/MS
10hs10 – Giro Tecnológico (Vitrine do SENAR?MS)
19hs30 – Rodeio Profissional
22 horas – Show com o cantos Amado Batista
Dia 18 de junho
9hs30 – Workshop: Carne de cordeiro “Do corte ao fogo”, Desossa e cortes especiais.
12 horas – Leilão Integração Lavoura Pecuária – Gado de Corte
14 horas 15ª Expodog – Exposição de Cachorros
15 horas – Início do Rodeio em carneiros
19hs30 – Rodeio Profissional e Coroação da rainha da 28ª Exposul
22 horas – Show coma dupla os Menoti
Dia 19 de junho
14 horas Rodeio em Carneiros
19hs30 Final do Rodeio Profissional e Show de Fogos












































