Ex-ministro da Saúde com grande aceitação nacional Mandetta entrou em rota de colisão com o presidente Jair Bolsonoro em relação ao tratamento precoce e outras questões divergentes no enfrentamento da pandemia de Covid-19 em seu início. Saiu atirando mas – ao contrário de Sérgio Moro que passou de “herói nacional” a desacreditado no plano político – mantém excelente imagem .
Mandetta era tido como excelente ministro e deixou o cargo em alta. Depois dele o governo federal indicou três ministros num ministério marcado pela turbulência. Ele recebeu em Campo Grande o vereador Fio do Povo, um dos parlamentares mais atuantes de Paraiso das Águas na atual legislatura.
Fio do Povo é um vereador bem articulado. Pediu apoio a Mandetta e sempre consegue uma contrapartida na forma de comprometimento do ex-ministro em formas de emendas caso seja eleito. Ele já foi deputado federal por dois mandatos e ministro da Saúde no governo Bolsonaro, de 2019 e 16 de abril de 2020. O isolamento social proposto por Mandetta também não teve o apoio do presidente na época. (BNC)