O lançamento da pedra fundamental, a construção e a inauguração da sede própria da 27ª Subseção OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) tiveram em comum a velocidade do empreendimento que sempre acompanhou o crescimento da cidade ao longo dos últimos 20 anos. O começo do empreendimento se deu no gabinete da prefeitura com o prefeito João Carlos Krug na cerimônia de doação do terreno na presença de dirigentes locais da categoria. Uma semana depois (13/9 2021) a obra começou com a anuência da direção estadual da ordem sob o comando do então presidente Mansour Elias Karmouche e o empenho do presidente da CAAMS (Caixa de Assistência dos Advogados), Dr. José Armando Amado, em liberar os recursos.

Ontem (3/6/2022) foi inaugurada a sede com autoridades municipais e a cúpula estadual da OAB, já na gestão de Bitto Pereira. A solenidade histórica de inauguração do prédio da 27ª Subseção da OAB em Chapadão do Sul foi uma “viagem no tempo” porque há 20 anos o município começava a crescer como cidade empreendedora e contava com apenas 15 abnegados advogados cujo primeiro presidente foi Wilson Pinheiro.
O município foi elevado a comarca em tempo recorde e a ordem já conta com cerca de cem profissionais em seus quadros. A sede ratifica o trabalho de todos os presidentes que se sucederam, desde Pinheiro até chegar em Adalberto Mitsuru Morisita que agora foi sucedido por Salvador Divino de Araújo.

A comarca – de modo geral – cresceu rapidamente e conta com dois juízes, dois promotores e um defensor público. Depois de Wilson Pinheiro comandaram a OAB de Chapadão do Sul Carlos Reis (2004/2006 e 2007/2009), Maria Ivone Aguiar Gnoatto (2010/2012), Camila Pinheiro (2013/2015), Adjalma Costa (2016/2018), Adalberto Morisita (2019/2021) e Salvador Divino de Araújo (atual).
A comarca foi instalada em 23/10/1999 e o fórum construído em 2002. Com o crescimento da cidade foi preciso pleitear no Tribunal de Justiça a elevação da comarca para a Segunda Entrância, o que aconteceu em 2005. Foi o processo de elevação mais rápido da história do Tribunal até então, já que os números indicavam a extrema necessidade da instalação de uma segunda vara e da designação de outro juiz.

A 27º Subseção de Chapadão do Sul sempre teve representatividade no plano estadual e hoje conta com dois representantes no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MS. Carlos José Reis de Almeida foi reconduzido e o outro nome foi o de Camila Souza Pinheiro. Já Adalberto Morisita foi eleito como conselheiro suplente. Na primeira sessão do Tribunal, a convite do presidente Ruy Falcão Novaes, Carlos Reis palestrou sobre Técnicas de Redação de Votos e Ementas para aos demais colegas.





















