Filhos, netos e amigos da pioneira Jurema Medeiros da Cruz (Dona Cema) fizeram uma bela homenagem e comemorar os seus 80 anos, neste final de semana, em Chapadão do Sul. Nascida em 07/04/1942, em Santa Rosa (RS), é casada com José Odilo da Cruz com quem tem seis filhas, 12 netos, 11 bisnetos. Dona Cema chegou no município em fevereiro de 1984, numa cidade ainda sem estrutura com tudo para ser construído. Participou de todos os momentos importantes da história da cidade que escolheu para morar.
Dona Cema era a única mulher numa família de 8 irmãos. Casou-se com José Odilo da Cruz, em 1961 na cidade de Crissiumal, Rio Grande do Sul, onde teve suas 3 filhas mais velhas, Rosana, Rejane e Roseli. Em 1969 perdeu a mãe e ficou com a responsabilidade de ajudar a cuidar dos irmãos que a consideram como mãe. Em 1970 mudaram-se para o município de Planalto\Paraná, onde nasceram suas 3 filhas mais novas, Rozângela, Rosemari e Richeli.
Em 26 de Fevereiro de 1984 mudou para Chapadão do Sul e moraram por nove meses num barraco cedido pelo comendador Júlio Alves Martins. Nesse período construíram o Hotel Chapadão onde trabalharam com muito afinco por 22 anos, enfrentando dificuldades como a falta de água, de luz e as colunas de poeira que a cidade sem asfalto produzia na época. Cuidou do pai até os 88 anos de idade, quando faleceu.
Com o passar dos anos a família foi aumentando, a chegada dos genros, netos ebisnetos. “Dona Cema” é aposentada, mãe muito zelosa, prendada e muito vaidosa no alto dos seus 80 anos. Adora costurar, bordar e pintar. Como a família é grande, em sua casa não falta uma boa comida, cueca virada e um bom chimarrão a quem chega.
Frequentou por muitos anos o Grupo da Melhor idade e dos cursos de artesanato. Adora viajar e faz questão da família sempre por perto e já recebeu homenagem ao Dia do Idoso na Câmara de Vereadores pelo então parlamentar Teacher Wagner





