Chapadão do Sul/MS

“UM OUTRO OLHAR” – Apesar do glamour da ExpoDubai 2022 Krug destacou que o domínio da língua inglesa entrava ingresso na comunidade internacional

          Na tarde desta segunda-feira o prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, reuniu a imprensa para detalhar a experiência vivenciada nos Emirados Árabes Unidos. Ele viajou com uma delegação de prefeitos de MS que foram em busca de novas tecnologias, políticas públicas e ver a mostra do que há de mais moderno no mundo apresentado por cerca de 190 nações. Apesar de todo o glamour do evento bastou uma simples corrida de taxi para descobrir o domínio do idioma inglês é o principal entrave para o ingresso na comunidade internacional. Krug precisou atravessar o mundo para ter o “insight” de  qualificar ainda o ensino da língua inglesa nas escolas públicas do município.

DOMÍNIO DO IDIOMA É NECESSÁRIO – Em rodas de conversas com empresários e gestores de vários países (com tradução simultânea) o domínio da língua inglesa é tido como vital para a atração de novos investimentos e até mesmo incrementar o turismo internacional. Chapadão do Sul conta com excelentes professores, uma mão de obra preciosa para um projeto educacional audacioso de fomentar o nível desta disciplina nas escolas públicas, no comércio e serviços da cidade.

ENERGIA RENOVÁVEL – O outro destaque no mundo – visto por Krug – é a busca incessante por energia renovável, ecologicamente correta e autossustentável. Não chega a ser uma novidade. A diferença está na dianteira tecnológica que os demais países tem em relação ao Brasil no uso de equipamentos de última geração. Usinas gigantes já dominam o cenário das grandes cidades que começam a abandonar os combustíveis fósseis. Instalar uma fonte de energia de grande porte em Chapadão do Sul poderá ser um projeto a curto prazo para diminuir custos, mudar o perfil de algumas atividades econômicas e aproveitar a abundante luz solar.

TRANSPORTE AÉREO DE CARGAS – Um dos destaques que impressionou o prefeito, mas ainda distante da realidade de Chapadão do Sul e do Brasil, foi o projeto de transporte aéreo de cargas entre países, feito num sistema que lembra um gigantesco teleférico. Neste contexto o transporte terrestre sai de cena para dar mais competividade no intercâmbio comercial. Cidades sustentáveis onde o carro particular é proibido, postes de energia sem cabos e carros inteligentes  que dispensam motoristas são iniciativas já existentes e sendo testados no mundo.

FAZENDA DE ENERGIA – Em Abu Dhabi está instalada a maior fazenda de energia solar do mundo – Noor Abu Dhabi – que gera energia capaz de abastecer uma cidade de até 90 mil habitantes. Já em Masdar City, a cidade do futuro, todos os veículos são autônomos e onde funciona a Universidade de Inteligência Artificial.

João Carlos Krug integrou  a comitiva que participa do programa “Cidade Empreendedora”. Viajou para os Emirados Árabes Unidos a convite do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequena Empresas) onde participou da missão técnica da ExpoDubai 2022, através do programa “Cidade Empreendedora”. 

    

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também