Chapadão do Sul/MS

MAIOR projeto de arquitetura urbana das últimas décadas começa a ser discutido em Audiência Pública em Chapadão do Sul. Tema será traçado da MS-306

      A Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Projetos), convida a população sul-chapadense a participar da Audiência Pública para Apresentação de projeto em estudo para obras de Reestruturação no Perímetro Urbano da Rodovia MS 306. Será no dia 24 de março, às 17 horas, na Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul. O evento começará com apresentação do Projeto, Debate, Encerramento e Lavratura da Ata. Trata-se do maior projeto de arquitetura urbana das últimas décadas com revitalização do traçado da MS-306 que dará outro formado ao visual da cidade para sempre .

Neste contexto  está a construção de um anel rodoviário e o rebaixamentos da MS-306 que vinham sendo discutidos pelo Poder Executivo e entidades de classe ao logo do ano passado. A construção dos viadutos da Avenida Onze e a rua Vinte e Três divide opiniões até hoje. Para uns as elevadas não tiveram um bom acabamento e passam a impressão de divisão da cidade ao meio. Já outros avaliam que não tinha outra formatação a não ser a atual. O assunto foi tratado pelo prefeito João Carlos Krug, o presidente da Way-306 (Paulo Lopes), o engenheiro Alexandre de Souza e técnicos da Agems, Edson Alves Delgado e Vinícius Echeverria.

A pauta foi o contorno da Rodovia MS-306, Alça 306, na cidade de Chapadão do Sul e o acesso por dentro da cidade. Krug ressaltou que essa obra será de grande importância para o município, tendo em vista que o atual modelo de passagem da rodovia na área urbana divide  a cidade em duas, criando funis no trânsito nos horários de rusch  e  favorece apenas quem passa direto sobre os viadutos ao invés da população.

Na audiência pública será apresentação o projeto e Consulta Pública para tratar do tema e finalizar os estudos mais benéficos à população sul-chapadense.  Em setembro do ano passado a prefeitura  realizou coletiva de imprensa no plenário da Câmara Municipal para mostrar a prévia do projeto de adequação e melhorias na travessia urbana da MS-306 que hoje divide a cidade em duas e  gera reclamações da população, principalmente  em relação aos dois viadutos.

Alexandre – representando a concessionária Way-306 – discorreu sobre o projeto elaborado pelo governo do estado que a empresa  que vencesse a  concessão da MS 306 teria que adequar os dois viadutos existentes, a construção de mais um na frente da rodoviária. O Projeto – além de impactar os comerciantes e a população – teria a duração de aproximadamente três anos. Durante esse período a rodovia teria que ser desviada para ruas marginais pela Brasil e Avenida Dois. Quanto tiver concluído diminuiria o número de acesso da rodovia para a cidade.   

Na ocasião o Secretário de Infraestrutura e Projetos Ricardo Bannak  e o prefeito João Carlos Krug apresentaram  o projeto elaborado pela equipe da SEINFRA. Este novo trabalho começa com a construção do rodoanel da MS-306, que iniciaria um pouco antes do Posto Novo Mato Grosso, passando ao lado do trilho da Rumo, saindo na BR-060.

Já no perímetro urbano, a antiga rodovia  MS-306 passaria por uma completa revitalização como a nivelação para deixá-la da mesma altura das duas vias, não dividiria a cidade e traria maior acessibilidade à população. Serão quatro pistas de rolagem com sete passagens entre uma via e outra. O projeto foi baseado nas Avenidas Afonso Pena em Campo Grande e a Bady Bassit em São José do Rio Preto (SP). Krug destacou que no futuro também poderá ser feito uma pista de ciclismo no espaço entre as duas avenidas e o aumento de estacionamento em algum local estratégico.

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