Chapadão do Sul/MS

PESADELO de nova variante do Covid-19 volta a preocupar autoridades sanitárias do Brasil. “Deltacron” é o nome da cepa 

     Os primeiros casos de covid relacionados a essa nova variante foram detectados na França em janeiro de 2022

       O Ministério da Saúde do Brasil confirmou ontem terça-feira (15/3) os dois primeiros casos de covid-19 no país causados pela variante chamada de “deltacron”.  Numa conversa com jornalistas, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que essa nova versão do coronavírus foi detectada em um paciente do Pará e em outro do Amapá.

“Essa é uma variante de importância, que requer monitoramento. As variantes são classificadas como variantes de importância e de preocupação, e as autoridades sanitárias estão aqui para, diante dessas situações, tranquilizar a população brasileira”, disse Queiroga.

Embora seja utilizado em reportagens e postagens de redes sociais, o nome deltacron não é adotado oficialmente pelas instituições de saúde. Por ora, a designação utilizada em estudos e publicações especializadas para essa nova linhagem é AY.4/BA.1.

Os primeiros casos de uma variante do coronavírus que une alguns genes da delta com outros da ômicron foram confirmados na França em janeiro de 2022. De lá para cá, ela também foi encontrada na Bélgica, na Alemanha, na Dinamarca e na Holanda, de acordo com informações do Gisaid, uma plataforma online onde cientistas do mundo todo compartilham sequências genéticas do coronavírus.  

REPORTAGEM completa no link abaixo

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-60757243

TWITTER do Ministro da Saúde sobre o caso

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também